Medicamento da diabetes utilizado para emagrecer

Semaglutido, nome da substância ativa deste medicamento, ficou conhecido após celebridades, com o objetivo de emagrecer, confirmarem resultados. A fama aumentou ao tornar-se viral no TikTok.

Medicamento da diabetes utilizado para emagrecer

Um medicamento para diabetes tipo 2 está a ser usado, sem qualquer controle, para emagrecer. Num ano, custou 26 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde e já se avizinha uma rotura de stock apesar da obrigatória receita médica. Custa 120 euros participado pelo Estado em cerca de 90%.

Leia depois
Como evitar flutuações de peso durante processo de emagrecimento?
Muita gente passou ou passa pelo temido “efeito acordeão”, que acontece quando uma pessoa tem ganho e perda de peso com facilidade, o que dificulta manter ou alcançar o resultado que deseja. (… continue a ler aqui)

Fármaco utilizado para emagrecer já custou 18,2 milhões de euros ao SNS

Os números do Infarmed não enganam o sucesso das vendas. Nos primeiros sete meses de 2022, já custou 18,2 milhões de euros ao SNS, mais do dobro que em 2021, quando a despesa atingiu 7,5 milhões de euros. Os números continuam a disparar. As farmácias não conseguem repor os stocks. O semaglutido, substância ativa do medicamento, tornou-se moda após ser utilizado por celebridades. Conseguiu ganhar ainda mais fama ao tornar-se viral no TikTok. Vídeos com o antes-depois do processo em poucas semanas começaram a ser partilhados sem margem para dúvidas relativamente à eficácia.

Novo Nordisk, farmacêutica dinamarquesa produtora do fármaco, mostrou-se surpreendida admitindo que, provavelmente, não conseguirá repor o abastecimento até parte de 2023. Enquanto esta situação não for normalizada, os médicos têm prescrito alternativos da mesma classe, porém, mais antigos e menos eficazes.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS