Urgência pediátrica do Garcia da Orta já reabriu

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, reabriu esta segunda-feira, a partir das 20 horas, o atendimento noturno da urgência pediátrica, encerrado durante quase dois anos.

Urgência pediátrica do Garcia da Orta já reabriu

O atendimento noturno nas Urgências da ala pediátrica do Hospital Garcia da Orta (HGO), em Almada, voltou a abrir esta segunda-feira, 13 de setembro, às 20h, após quase dois anos fechado.

O serviço de urgência pediátrica assegura a prestação de cuidados de saúde urgentes e emergentes a crianças e jovens até aos 18 anos, e “voltará a funcionar, de forma ininterrupta”, após o atendimento noturno ter estado “encerrado desde 18 de novembro de 2019, em face das dificuldades em assegurar a continuidade de escalas que permitissem manter profissionais em número e diferenciação exigidos por lei”, indicou o gabinete de comunicação do Hospital Garcia de Orta (HGO).

Atendimento noturno nas urgências pediátricas funciona entre as 20 horas e as 8.30 horas

Em comunicado, o diretor do serviço de pediatria, João Franco, afirma que a reabertura do atendimento noturno – que funciona entre as 20 horas e as 8.30 horas – só é possível devido à “competência e dedicação dos profissionais que permitiram preservar a qualidade e humanização de cuidados”.

O serviço de urgência pediátrica do HGO organizou-se no sentido “reter e captar maior número de profissionais”, contando atualmente com oito médicos pediatras que passam a assumir as funções de chefe de equipa de urgência, o dobro do existente em 2019.

João Franco destacou ainda o empenho de todos os profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e do Seixal, que trabalham de forma integrada com HGO, inclusive na urgência pediátrica e no atendimento da doença aguda em idade pediátrica, nos cuidados de saúde primários.

VEJA AGORA
urgências, hospital
Mulher morre após três horas de espera nas urgências do Hospital de Braga
Mulher deu entrada nas urgências com suspeita de enfarte do miocárdio, tendo-lhe sido aplicada a pulseira amarela na triagem. Passadas três horas, a utente caiu inanimada na sala de espera (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS