Tubarão de 390 anos considerado o animal mais velho da Terra [vídeo]

O tubarão-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus) vive em ambientes extremamente frios. Este tubarão será o animal mais velho do Planeta.

Tubarão de 390 anos considerado o animal mais velho da Terra [vídeo]

Tubarão vive nas profundezas do mar Ártico e é considerado o animal mais velho da Terra. Cientistas examinaram os olhos do animal e chegaram à conclusão de que terá 390 anos. O tubarão-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus) vive em ambientes gélidos e acredita-se que a temperatura corporal também seja reduzida. A combinação deixa-lhe o metabolismo lento, o que gera menos danos nos seus tecidos.

“Estas espécies vivem entre 272 e 512 anos”, afirma Julius Nielsen, biólogo na Universidade de Copenhaga. “O mais provável é que tenha uma expectativa média de vida de 390 anos”, explica o líder da expedição.

Para ler depois
Os 10 erros mais comuns que impedem ganho de massa muscular
Cortar nos carboidratos é um dos erros mais comuns de quem quer ganhar massa muscular, pois os carboidratos são fonte essencial de energia para praticar exercício (… continue a ler aqui)

Vídeo da National Geographic mostra tubarão de 390 anos

Apesar de viverem essencialmente no fundo do mar, os tubarões-da-Gronelândia não fogem dos pescadores, que podem capturá-los por acidente. O habitat desta espécie também pode ser afetado pelas intensas mudanças climáticas e atividades humanas, como pesca e extração de petróleo nos países no Ártico.

“A longevidade é notável. Espero que os humanos reconheçam a importância deste facto quando se trata da gestão e da conservação dos ecossistemas. Se os tubarões-da-Gronelândia vivem tanto tempo e não se reproduzem antes dos 150 anos, a sua população é extremamente vulnerável à exploração”, diz Aaron Fisk, ecologista na Universidade de Windsor, entrevistado pela National Geographic.

Impala Instagram


RELACIONADOS