Toda a história do desaparecimento do jovem português de 20 anos na Alemanha
A família de Tiago Machado não encontra explicação para o desaparecimento do jovem que «nunca saiu assim sem dar notícias».
Tiago Machado emigrou para a Alemanha em 2007 para trabalhar na construção civil e última vez que foi visto foi no domingo, em Garching, 21, em Munique, no quarto onde reside. Costumava falar com a mãe todo os dias mas desde domingo que tem o telemóvel desligado.
«Ele falava com a mãe quase todos os dias, mesmo por videochamada. Inclusive no domingo, antes de desaparecer, esteve a falar com a mãe em vídeo, por volta das 11h30/12h00», quem o conta é Soraia Machado, irmã de Tiago, o jovem desaparecido domingo, 21 de janeiro, na Alemanha.
A família e os amigos têm lançado apelos desesperados nas redes sociais.
A Impala entrou em contacto com a irmã, residente em Portugal, que não encontra explicação para o desaparecimento do jovem de 20 anos.
«Ele trabalhava lá, de segunda a sábado, até à hora de almoço, trabalha com o padrasto. Cá em Portugal, de vez em quando, ao fim-de-semana, lá saía para beber um café, mas nunca chegava tarde. E se chegasse, avisava. Nunca saiu assim sem dar notícias», começou por contar Soraia.
A viver em Garching desde setembro de 2017, a irmã conta que o jovem não tinha muitos amigos, no entanto «tem um amigo, que também vive lá, mas que já é amigo de cá de Portugal». Também este jovem não tem informações sobre o paradeiro de Tiago.
O jovem de 20 anos é, segundo nos descreveu a irmã, «uma pessoa tranquila, calma, serena. Está sempre descontraído. Ele estava lá porque queria, ninguém o obrigou, estava bem».
O desespero surgiu por volta da uma e meia da manhã de domingo, dia 21. «Primeiro começámos a achar que ele se pudesse ter atrasado, mas depois começámos a ver que não, porque já tinha passado muito tempo». Nesse dia, ao contrário do que era comum, a mãe de Tiago e Soraia não conseguiu falar com o filho.
«A minha mãe costuma falar várias vezes ao dia com o meu padrasto. E, como eles [ Tiago e padrasto ] estão no mesmo quarto, fala várias vezes ao dia também com o meu irmão», explica-nos Soraia.
A irmã do jovem de 20 anos, que não encontra explicação para a ausência de Tiago, até exclui a hipótese de esta ter sido motivada por um relacionamento amoroso. «A minha irmã conseguiu entrar nas redes sociais dele e eu acho que se ele tivesse uma namorada pelo menos já deveriam ter falado nas redes sociais. E, não, ela não encontrou nada assim desse género.»
Em desespero, a família de Tiago já apresentou queixa às autoridades alemãs, à embaixada e ao consulado português. Em Portugal, a queixa será formalizada esta quarta-feira, 24 de janeiro.
Texto: Marisa Simões | Fotos: DR
Siga a Impala no Instagram