Professor da Faculdade de Direito enviou mensagens pessoais às alunas

Guilherme W. d’Oliveira Martins, um dos professores alvo de denúncias de alunas por lhes enviar mensagens de madrugada através do Facebook, questionou-as se moravam sozinhas e onde viviam.

Professor da Faculdade de Direito enviou mensagens pessoais às alunas

Guilherme W. d’Oliveira Martins, um dos professores da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, alvo de denúncias de alunas, por lhes enviar mensagens de madrugada através do Facebook, chegou a questionar estudantes sobre se moravam sozinhas e onde viviam, revela o processo disciplinar. De acordo com o Correio da Manhã, o ex-secretário de Estado diz que usa a rede social há vários anos para comunicar com os alunos, mas não soube explicar por que fez estas perguntas pessoais, limitando-se a dizer que “tal é descontextualizado”.

Sobre os horários tardios – algumas das mensagens foram enviadas de madrugada –, justificou que “está acessível a qualquer hora do dia e que não há nada de negativo”. Era sempre o docente quem solicitava amizade às alunas e iniciava as conversas. Não obstante, considera que foram “mensagens reativas, que não enviou por iniciativa própria”, mas sim por “agradecimento à aceitação do pedido de amizade”. “Tudo bem?”; “Que tem feito?”, “Mora sozinha?”, foram algumas das mensagens enviadas às alunas, entre 2019 e 2020. As jovens disseram sentir-se “humilhadas” e com “desconforto em se cruzar com o professor nos corredores”.

Processo disciplinar foi arquivado

A diretora da Faculdade de Direito, Paula Vaz Freire, confirmou a existência de “denúncias de várias alunas” e que foi instaurado um processo disciplinar ao docente. “Houve uma pronúncia do próprio professor Guilherme d”Oliveira Martins, no sentido de reconhecer e emitir um pedido de desculpas relativamente à conduta.” O processo disciplinar por violação do dever de zelo foi arquivado no ano passado e não resultou em nenhuma punição.

Professor da Faculdade de Direito de Lisboa acusado de exigir sexo a alunas
São mais de trinta os professores Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa acusados de assédio e discriminação. Um deles terá prometido boas notas em troca de sexo. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS