Fique a saber se polémicas com criptomoedas colocam em causa segurança das transações

Têm existido diversas polémicas relacionadas com criptomoedas. O que leva muitas pessoas a temerem pela segurança das transações. Fique a saber o que está em causa.

Fique a saber se polémicas com criptomoedas colocam em causa segurança das transações

As criptomoedas já fazem parte do nosso dia a dia. A sua cotação influencia o mercado financeiro, investimentos e até mesmo a nova moeda que será lançada pelo Banco Central, o Real Digital utiliza tecnologia de segurança inspirada nas criptomoedas. No entanto, diversos golpes recentes envolvendo criptomoedas fizeram empresas e pessoas perderem milhões de euros. O caso de mais repercussão foi o do jogador Gustavo Scarpa, do Palmeiras, que aplicou 1,2 milão de euros num investimento de criptomoedas que prometia rentabilidade de até 5% ao mês. Mas acabou por ser vítima de um golpe e perdeu todo o dinheiro.

Leia depois
Sabe o que é uma Bitcoin?
O mundo das bitcoins, ativos virtuais ou moedas fiduciárias, para citar apenas alguns nomes pelos quais estas são conhecidas, é o mundo que não é assim tão complexo quanto se possa pensar (… continue a ler aqui)

Segundo o programador Bendev Junior, os casos de estelionato não envolveram falhas na tecnologia blockchain – responsável por garantir a segurança das operações com criptomoedas. “Até hoje não foi comprovado nenhum erro na segurança do blockchain. Justamente porque essa tecnologia permite um acompanhamento completo de toda a operação, praticamente inviabilizando fraudes. No caso dos golpes, houve mais ligação com estelionato e má alocação de recursos, não diretamente com a tecnologia”, explica.

Pessoas tiram partido dos analfabetismo digital de muitos

“Isso demonstra a importância da educação digital. Pois muitas vezes, mesmo que a operação em si seja segura, ela depende do fator humano e quem pratica golpes volta-se mais para esse ponto, valendo-se da boa vontade e da falta de conhecimento sobre a tecnologia. Quanto ao Real Digital que está próximo de ser lançado pelo Banco Central, a sua tecnologia de segurança ainda não foi totalmente divulgada. Mas sabe-se que será baseada no blockchain, o que oferece mais credibilidade. Mas não exclui a possibilidade de que golpes sejam aplicados devido à exploração do analfabetismo digital”, conclui Bendev Junior.

Junte-se a nós no Instagram

Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS