Papa lembra centenária e jovem doente portuguesa em encontro com Américo Aguiar

O Papa recordou hoje, em mensagens de vídeo, a centenária portuguesa com quem se encontrou durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a jovem de Lisboa doente terminal que lhe escreveu uma carta por ocasião do evento.

Papa lembra centenária e jovem doente portuguesa em encontro com Américo Aguiar

As mensagens em vídeo foram gravadas hoje pelo bispo de Setúbal, Américo Aguiar, durante uma audiência com Francisco, no Vaticano, “um encontro oportuno para relembrar a JMJ que ocorreu no último ano”, segundo o Vatican News, órgão de informação do Vaticano.

Maria da Conceição Brito Mendonça nasceu no dia da primeira aparição em Fátima, em 13 de maio de 1917, e foi recebida pelo Papa no dia 04 de agosto de 2023, na Nunciatura Apostólica em Lisboa, durante a JMJ. Na ocasião, Francisco recebeu da idosa um rosário e hoje, na mensagem que gravou, lembrou esse momento.

“Senhora Maria da Conceição, eu ainda tenho o seu rosário. Aos 107 anos, você está forte e segue em frente, não desanime, continue fazendo os rosários, continue rezando o rosário, continue sustentando a Igreja com a sua oração e com a sua alegria. Que o Senhor a abençoe e que a Virgem Maria cuide de você. E reze por mim, não se esqueça”, diz o Papa no vídeo, citado pelo Vatican News.

Noutra mensagem gravada hoje, o Papa lembrou a jovem portuguesa Edna, de 17 anos, que em junho rescreveu a Francisco lamentando não poder participar na Jornada Mundial da Juventude, por sofrer de uma doença em fase terminal.

Na carta manuscrita, que segundo o portal de notícias do Vaticano, Vatican News, foi escrita no hospital, Edna Rodrigues afirmava gostar muito do Papa e que o seu sonho “sempre foi conhecê-lo”.

“Por motivos de saúde, não vou conseguir acompanhá-lo nas Jornadas Mundiais da Juventude fisicamente. Quando soube que as Jornadas iam ser feitas em Portugal fiquei muito feliz, porque sempre que vejo o Papa na televisão a falar sinto-me bem, como se não tivesse nenhuma doença que me impedisse de participar nas JMJ”, acrescentava a jovem portuguesa.

Edna, que pertence à paróquia de São Maximiliano Kolbe, em Lisboa, contou, depois, que o médico lhe disse que a sua morte acontecerá em breve.

“Fiquei muito triste porque achei que não ia conseguir ir às JMJ, nem ver o Papa, como sempre sonhei. Decidi então escrever-lhe uma carta para que saiba o quando significa, e a sua importância para mim e para a minha família”, escreve Edna, que termina a carta com um pedido de orações ao Papa, do qual se despede “com carinho”.

Edna, que continua a lutar contra a doença, foi hoje recordada pelo Papa durante o encontro com Américo Aguiar.

“Edna, lembro-me de ti. Lembro-me que ofereceste toda a tua doença, toda a tua dor pela Jornada da Juventude. Obrigado por isso, e obrigado por continuares a lutar, continua, continua! Continua a rezar por tantos jovens que precisam de força para seguir em frente. Não te esqueças que és um dos pilares da Jornada da Juventude. Que Deus te abençoe, que Nossa Senhora olhe por ti, e não te esqueças de rezar por mim”, afirmou Francisco na mensagem.

No encontro de hoje, Américo Aguiar terá pedido ao Papa que dirigisse também uma mensagem aos jovens que participaram na JMJ de Lisboa e que preparam já a participação na próxima jornada em Seul.

“Dizem-me que vocês, jovens, têm de ser provocados, senão adormecem. Não! Vocês não adormecem, pois não? Vocês não adormecem. Panamá, Lisboa, Seul, é uma viagem para vocês. É uma viagem que estão a fazer e é uma viagem interessante que deixa a sua marca. É importante deixar marcas na vida, deixar algo que se tenha feito. Podemos dizer: ‘Um jovem passou por aqui e deixou esta marca’. Reflitam um pouco sobre isto: “Que pegadas deixei eu na vida? E continuem, não desanimem”, afirmou, então, Francisco noutra pequena mensagem.

 

JLG // CMP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS