Com auxiliares em greve, pacientes invadem urgências de hospital [vídeo]
A Justiça determinou que os auxiliares de saúde regressem ao trabalho, mas o sindicato ignorou a recomendação. Enquanto isso, os pacientes invadem as urgências.
A greve dos auxiliares de saúde no Brasil tem provocado tumultos em alguns órgãos públicos. Na manhã de sexta-feira (2 de março, o sindicato representante da categoria divulgou um vídeo em os pacientes invadem as urgências do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF).
LEIA MAIS: Mãe doou órgãos e salvou a vida do filho: «Não me arrependo»
A unidade estava fechada desde o início da paralisação, na quinta-feira anterior (dia 1), mas dezenas de pessoas que aguardavam atendimento forçaram a entrada e invadiram o local.
Na sexta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 10.ª Região (TRT-10) determinou liminarmente a suspensão da greve e o regresso imediato para os «100% do efetivo».
Pacientes invadem hospital, mas nem assim Sindicatos acatam ordem do Tribunal
Porém, em assembleia, o sindicato decidiu manter a greve. O Sindicato dos Vigilantes deverá arcar com multa 25 mil euros por dia, em caso de incumprimento. Os representantes dos trabalhadores anunciaram que irão recorrer da decisão.
LEIA MAIS: Jovem estudante de Manchester assegura: «Eu sou Madeleine McCann»
Além dos auxiliares na saúde, também os funcionários equiparados nos sectores bancário, transporte de valores e tribunais estão parados. Com os trabalhadores de ‘braços cruzados’, o atendimento à população está a ser afetado.
Há serviços parados em hospitais públicos, estações do metropolitano, estabelecimentos bancários, tribunais de Justiça, e escolas públicas, entre outras atividades.
LEIA MAIS: Davide Astori, capitão da Fiorentina, morto em quarto de hotel deixa viúva e bebé de 1 ano
Siga a Impala no Instagram