Os 4 avanços científicos esperados para 2023

O ano de 2023 pode ser histórico no que diz respeito a avanços científicos.

Os 4 avanços científicos esperados para 2023

O ano está a chegar ao fim e há muita expectativa sobre as novidades que 2023 poderá trazer. Desde viagens tripuladas à lua a medicamentos inovadores, são estes os avanços esperados no campo da ciência segundo a BBC.

Nova geração de vacinas

As vacinas mRNA tornaram-se célebres (e decisivas) na luta contra a covid-19. Agora, estão a ser desenvolvidas vários tipos de vacinas com a mesma tecnologia. Em causa estão imunizantes para a malária, tuberculose, herpes genital, HIV, fibrose quística, vários tipos de cancro e doenças pulmonares. A farmacêutica BioNTech tem como objetivo iniciar os primeiros testes em humanos da vacina contra a malária e a tuberculose. A Moderna prepara-se para iniciar os testes mas para o herpes genital e herpes zoster.

Observação espacial avançada

As imagens do universo obtidas pelo telescópio Espacial James Webb podem ser apenas o pontapé de saída neste campo. A ambição é que continue a fazer descobertas nos próximos largos anos. A Agência Espacial Europeia planeia lançar o telescópio Euclides já no próximo ano. Este irá permanecer em órbita solar até 2029 para desenhar um mapa 3D do universo. Mas não é tudo. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão está a trabalhar numa missão que detectará a radiação de raios-X de estrelas e galáxias distantes. No Chile, o telescópio Vera C. Rubin tem capacidade para registar todo o céu visto do hemisfério sul em apenas três dias e está pronto já em julho.

Para ler depois
Cinco tendências tecnológicas para 2023
Com a revolução 4.0 em marcha, a transição digital é essencial nas diferentes áreas tecnológicas. (… continue a ler aqui)

Missões à Lua

O programa Artemis da NASA, que enviou a cápsula Orion à Lua sem tripulantes a bordo e a retornou com sucesso à Terra, é apenas o início de outras viagens ao nosso satélite. Os Emirados Árabes Unidos lançaram o veículo lunar Rashid em 11 de dezembro, programado para investigar a superfície do nosso satélite natural. À boleia da missão foi também uma pequena experiência laser da NASA, que foi para a Lua procurar gelo nas crateras que estão permanentemente sem luz solar, no pólo sul lunar. O módulo japonês HAKUTO-R e o indiano Chandrayaan-3 têm chegada prevista à Lua para abril. Uma das missões, intitulada Dear Moon, mais aguardadas é o primeiro voo tripulado à Lua. Onze pessoas farão uma viagem de seis dias a bordo do foguete Starship da empresa SpaceX, de Elon Musk.

Tratamento de Alzheimer

Em novembro, foi anunciada a criação de um medicamento capaz de reduzir em 27% o declínio cognitivo provocado pelo Alzheimer. “Este é o primeiro medicamento a proporcionar uma verdadeira opção de tratamento para pessoas com Alzheimer”, disse Bart De Strooper, diretor do Instituto de Investigação da Demência do Reino Unido. O próximo passo – agendado para janeiro – é solicitar a autorização do uso do fármaco nos Estados Unidos e, num futuro próximo, no Japão e na Europa. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, com 60 a 70% dos 55 milhões de casos no mundo, número que se teme que aumente para 78 milhões até 2030.

Foto: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS