Duas orcas chacinam 19 tubarões num dia para comer o fígado

A dupla de orcas Port e Starboard voltou, seis anos depois, a ser protagonista de uma carnificina. Desta feita, foram 19 tubarões no espaço de poucas horas.

Duas orcas chacinam 19 tubarões num dia para comer o fígado

Uma dupla de orcas foi responsável por uma verdadeira carnificina. No espaço de poucas horas, mataram e comeram os fígados de 19 tubarões, abandonando depois as carcaças que deram à costa de Pearly Beach, uma vila na África do Sul. A matança chamou a atenção de Alison Kock, biólogo marinho dos Parques Nacionais da África do Sul que escreveu um tweet sobre a “infame” dupla de orcas macho (Orcinus orca ) conhecida como Port e Starboard e o frenesi alimentar que se seguiu em 23 de fevereiro. Porém, esta não é a primeira vez que a dupla causa estragos na área. Em 2017, foram responsáveis pela morte de pelo menos oito grandes tubarões brancos e também devoraram os fígados.

Leia depois
Morreu Kiska, a orca mais solitária do mundo que viveu 44 anos em cativeiro
Em 2021, Kiska foi filmada a bater repetidamente com a cabeça contra as proteções de vidro do tanque em que estava inserida, em Marineland Niagara Falls, em Ontário. (… continue a ler aqui)

Porquê o fígado?

A pergunta que deverá estar a colocar é a que vamos procurar responder de seguida: o que há nos fígados de tubarão que desperta tanto o apetite destas orcas? À Live Science, Kock explica que são “altamente nutritivos e tenham grandes quantidades de gorduras e vitaminas”. “As orcas podem ter aprendido que consumir fígados de tubarão fornece alta energia e nutrientes. Os fígados dos tubarões são grandes e flutuam na superfície da água quando um tubarão morre. Tal faz com que sejam fáceis de localizar pelas orcas, em comparação com outros órgãos que podem afundar ou ser mais difíceis de localizar”, conclui.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS