Os oito terramotos mais destrutivos alguma vez registados

As placas tectónicas do planeta são dinâmicas e, algumas vezes, tocam-se nos seus limites. Essas interações podem dar origem a terramotos de diversas magnitudes.

Os oito terramotos mais destrutivos alguma vez registados

As placas tectónicas do planeta são dinâmicas e, algumas vezes, tocam-se nos seus limites. Essas interações podem dar origem a terramotos de diversas magnitudes. Confira agora quais foram mais destrutivos alguma vez registados.

São estes os terramotos mais destrutivos da história

Paquistão – 8 de outubro de 2005

Além do sismo de magnitude 7,6 na escala Richter, em 2006 o país e grande parte do norte do continente indiano sentiram o impacto de muitos deslizamentos de terra. Estima-se que, pelo menos 80 mil pessoas tenham morrido.

China – 12 de maio de 2008

Conhecido como terramoto de Sichuan, atingiu a província no ano de 2008, com uma magnitude de 7,9 na escala Richter. Mais de 5 milhões de pessoas ficaram desalojadas.

Indonésia – 26 de dezembro de 2004

Tremor de terra de 9,1 na escala Richter originou tsunamis que atingiram 12 países. Teve o seu epicentro próximo da ilha de Sumatra, no Oceano Índico, e devastou completamente a região bem como outras ilhas do arquipélago. 230.000 pessoas morreram na sequência desta tragédia.

Para ler depois
Aya, a bebé que nasceu nos escombros do sismo tem centenas de pedidos de adoção
A bebé nasceu nos escombros do sismo que assolou a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro. Alguns dias após a tragédia, milhares de pessoas ofereceram-se para adotar a recém-nascida (…continue a ler aqui)

Peru – 31 de maio de 1970

Sismo de 7,9 na escala Richter que causou a avalanche mais mortal da história. Estima-se que 70 mil pessoas tenham morrido na sequência deste terramoto e da avalanche por ele causada.

China – 28 de julho de 1976

Com 7,5 pontos na escala Richter, o terramoto atingiu uma zona industrial e populosa da província de Tangshan. Foram confirmadas as mortes de 242.000 pessoas. No entanto, estima-se que o número real possa ter passado as 600.000 vítimas.

Haiti – 12 de janeiro de 2010

O fatídico terremoto de 7,0 pontos na escala Richter matou mais de 220.000 vítimas no Haiti, além de ter deixado 1,5 milhões de pessoas desalojadas. Nas horas seguintes, o país ainda foi atingido por ao menos outros dois sismos de 5,5 e 5,9 pontos na escala Richter.

Chile – 22 de maio de 1960

O sismo mais intenso já registado foi de 9,5 pontos na escala Richter. Morreram cerca de 5,700 pessoas. O terramoto desencadeou tsunamis que varreram o Havaí e atingiram o Japão, Alasca e Filipinas.

União Soviética – 5 de outubro de 1948

Terramoto de 7,3 na escala de Richter, atingiu o Turcomenistão e matou dois terços da população da cidade de Ashgabat, onde foi registado o seu epicentro.

Leia também
Proteo, morreu o cão mais corajoso do mundo que estava na Turquia à procura de sobreviventes
História de Proteo, que terá ficado soterrado debaixo dos escombros enquanto procurava sobreviventes, está a emocionar o mundo. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS