Obras de Afonso Reis Cabral censuradas nos EUA

Obras de Afonso Reis Cabral foram rejeitadas no mercado americano pela “hipersensibilidade”. O autor já se manifestou e diz que a razão é a de ter escrito sobre uma mulher trans.

Obras de Afonso Reis Cabral censuradas nos EUA

Obras de Afonso Reis Cabral são rejeitadas pelo mercado nos EUA e o motivo, na opinião do escritor, está relacionada com a cultura de “hipersensibilidade” naquele meio literário. Em Pão de Açúcar a história gira em torno de uma mulher trans e já no passado em O Meu Irmão uma das personagens tem Síndrome de Down.

Leia depois
Bebé de apenas 14 meses aprendeu a ler sozinho e surpreende os pais
Um bebé de apenas 14 meses surpreendeu os pais ao aprender a ler sozinho, sem qualquer incentivo. (… continue a ler aqui)

Obras de Afonso Reis Cabral são tidas, ainda assim, como muito talentosas

Em 2019, Afonso Reis Cabral venceu o prémio José Saramago com o livro Pão de Açúcar. Há cerca de dois anos, tentou editar esta obra no mercado norte-americano. Não conseguiu devido à cultura de “hipersensibilidade” que existe naquele meio literário. O mesmo já havia acontecido com O Meu Irmão, em 2014, onde uma das personagens tem Síndrome de Down.

“O escritor é claramente muito talentoso. No entanto, sinto que a franqueza de O Meu Irmão pode ser problemática para o mercado dos EUA”, pode ler-se num e-mail enviado por uma editora que recusa traduzir os livros do escritor. Ao que tudo indica, por ali, estes temas são levados muito a sério pelos media.

Este livro, aborda a morte de Gisberta, uma mulher transgénero brasileira que foi assassinada em 2006 por um grupo de 13 adolescentes, com idades entre os 12 e os 16 anos. O crime ocorreu no Porto. Para o escritor, a explicação das suas obras não serem publicadas só pode ser uma: a negação total da ficção e da literatura tal como ela é, transformando-a num traduzir da experiência própria de vida, o que não é aceitável.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS