Novo incêndio deflagra no norte de Los Angeles onde já morreram sete pessoas

Um novo incêndio deflagrou a norte de Los Angeles e levou as autoridades a ordenar a evacuação de milhares de habitações na cidade do sudoeste dos Estados Unidos, onde já morreram pelo menos sete pessoas

Novo incêndio deflagra no norte de Los Angeles onde já morreram sete pessoas

Alimentado pelos fortes ventos de Santa Ana, o incêndio de Kenneth, que foi registado às 15:34 locais (23:34 de quinta-feira em Lisboa), “ameaça as comunidades e infraestruturas próximas, provocando ordens de evacuação rápida”, anunciou o Serviço de Bombeiros de Los Angeles, conhecido como CalFire.

Bombeiros dos condados de Los Angeles e Ventura foram mobilizados para a área para conter o incêndio, que atualmente afeta uma área de 20 hectares e permanece fora de controlo.

O incêndio apresenta “terreno desafiante e ventos persistentes que complicam os esforços de combate ao fogo”, acrescentou o Cal Fire.

As ordens de evacuação das autoridades afetam as cidades de West Hills, Valley Circle, Ingomar, Woodlake e Burbank.

O incêndio de Kenneth começou a menos de 3,2 quilómetros da escola secundária El Camino Real Charter, onde muitas pessoas tinham procurado abrigo do fogo em Palisades. Os dois incêndios estão separados por cerca de 18 quilómetros.

Este incêndio junta-se aos cinco incêndios ativos que têm afetado Los Angeles desde terça-feira, principalmente a costa do Pacífico e Santa Monica, incluindo Pacific Palisades.

O incêndio em Pacific Palisades, um dos bairros mais ricos de Los Angeles, já queimou mais de 70 quilómetros quadrados e mais de 5.300 habitações e outros edifícios, disse o chefe dos bombeiros da cidade.

O incêndio de Palisades é já o mais destrutivo da história de Los Angeles.

No total, os incêndios florestais fizeram até ao momento sete mortos e destruíram mais de 117 quilómetros quadrados e mais de dez mil habitações e outros edifícios.

Pelo menos 180 mil pessoas permanecem sob ordens obrigatórias de retirada das suas habitações.

A AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenómenos meteorológicos extremos, elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros).

 

VQ (DMC) //

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS