Miss boliviana Jade Callau detida com 14 milhões em cocaína depois de avião ficar sem combustível
A ex-miss boliviana Jade Callau foi detida após pousar num milheiral com cerca de 14 milhões de euros em cocaína no seu avião, que aterrou de emergência por falta de combustível.

Jade Callau, de 21 anos, foi coroada Miss FexpoBorja 2019 na sua cidade natal, San Borja, cidade provinciana da Bolívia com 22 mil habitantes. Fez várias aparições na TV, a última em agosto. Há apenas 10 dias, postou o seu último vídeo no TikTok, onde – com o nome de Jade Chabela – publica vídeos a dançar e a maquilhar-se. Numa mensagem, aparentemente dirigida a um ex, prometeu-lhe vingança. “A minha maior vingança será que tu me vejas cada dia mais feliz e bonita.”
Callau está agora na Argentina, a 1.450 quilómetros de casa, onde o seu pequeno avião foi encontrado com 359 kg de cocaína, avaliada em cerca de 14,2 milhões de euros. Ela e o piloto brasileiro, Carlos Costas Diaz, de 42 anos, foram forçados a pousar o Cessna 210 em numa plantação de milho entre as ilhas baixas do Delta do Paraná. O avião terá ficado sem combustível enquanto voava desde a Bolívia para destino não especificado.
Nestor Roncaglia, Ministro da Segurança da província de Entre Rios, afirmou que “nas primeiras horas da manhã, a Polícia foi informada sobre o pouso de um avião num milheiral de Islas del Ibicuy”. “Um casal viajava no avião, fugiu, mas acabou detido. Eram um homem de nacionalidade brasileira e uma mulher boliviana. Diante do facto, a juíza federal de plantão, Analía Ramponi, foi informada. ‘Com a colaboração da Gendarmaria Nacional, a Polícia de Entre Ríos revistou o avião e encontrou 352 pacotes de cocaína com um peso total de 359 quilos.”
De acordo com as autoridades, “tudo indica que o avião vinha da Bolívia e terá percorrido cerca de 1.500 quilómetros”. “O destino não era Entre Rios, pois a aterragem forçada ter-se-á devido a falta de combustível.” A Bolívia é um dos maiores cultivadores de plantas de coca – das quais a cocaína é derivada – juntamente com o Peru e a Colômbia. As plantas são exportadas por norma para a Colômbia, onde cerca de dois terços da cocaína do mundo é produzida.
Siga a Impala no Instagram