Kiev nega responsabilidade em incidentes com helicópteros e caças em Briansk

A Força Aérea ucraniana negou hoje qualquer responsabilidade no incidente que envolveu vários helicópteros e caças militares russos na região de Briansk, na fronteira da Rússia com a Ucrânia.

Kiev nega responsabilidade em incidentes com helicópteros e caças em Briansk

O Governo russo ainda não se pronunciou sobre o incidente de sábado, quando o jornal russo Kommersant noticiou que dois caças Su-34 e Su-35 e dois helicópteros Mi-8 foram “abatidos quase simultaneamente numa emboscada” quando se dirigiam para efetuar um bombardeamento na região ucraniana de Chernobyl.

De acordo com a agência noticiosa Efe, que cita declarações ao diário alemão Der Spiegel hoje dadas pelo porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yuri Ihnat, Kiev rejeitou qualquer responsabilidade, especulando que podiam ter sido as próprias defesas aéreas russas a abater o avião por engano.

A comunicação social local confirmou que não houve sobreviventes nestes incidentes, tendo um outro órgão de comunicação social russo que até nove militares morreram.

A perda de quatro aviões num só dia seria um dos maiores reveses sofridos pelas forças russas desde o início da invasão, em fevereiro de 2022.

Já as autoridades regionais de Briansk confirmaram apenas a perda de um helicóptero militar, enquanto a agência noticiosa TASS estima em dois o número de aviões abatidos: um helicóptero e um Su-34 “perto da fronteira ucraniana, no que foi inicialmente interpretado como uma colisão em voo”.

O conselheiro presidencial ucraniano Mikhail Podoliak disse que “pessoas não identificadas” estavam por detrás do incidente, que apelidou de um ato de “‘karma’ instantâneo” contra a Rússia.

JO // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS