Jantar de caridade só para homens é desmascarado. Jornalista infiltra-se e relata assédios sexuais

A única forma de as mulheres entrarem no jantar é como hospedeira. Obrigadas a usar roupa justa e elegante, as mulheres são alvo de avanços sexuais e assédios

Jantar de caridade só para homens é desmascarado. Jornalista infiltra-se e relata assédios sexuais

O Hotel Myfair’s Dorchester recebe anualmente, e há 33 anos, o jantar de caridade – exclusivo para homens – do Presidents Club Charity Dinner. O evento é discreto e reservado aos homens mais influentes da sociedade. O último jantar decorreu na quinta-feira, pretendia angariar fundos para o hospital de crianças londrino Great Ormond Street, mas foi o último.

O jantar decorreu com 360 homens. figuras da política aos negócios, e as mulheres só podiam entrar na qualidade de hospedeiras. Tinham de respeitar um dress code onde só podiam vestir preto: vestido justo, sapatos e roupa interior preta.

Madison Marriage, jornalista do Financial Times, infiltrou-se como hospedeira e relatou o que na verdade se vive naqueles jantares. Para além do drees code que eram obrigadas a usar, as mulheres foram assediadas, agarradas pelo estômago, apaladadas, e até lhe introduziram mãos nos vestidos. Muitas delas foram abordadas para acompanharem os homens até aos quartos de hotel.

As mulheres, escolhidas a dedo por Carolina Dandrigue, fundadora da Artista, uma agência de assistentes, foram avisadas que os homens se poderiam tornar «chatos». Mais ainda, foi-lhes dito que no final do evento, estavam autorizadas a beber um copo com «quem achassem mais atraente».

Para além de Madison, acompanharam-na outros dois repórteres, que se fizeram passar por convidados. Vestidos a rigor, respeitando o rigor dress code também preto – fato e roupa interior a condizer –, permaneceram no jnatar durante seis horas. Um deles relata que viu um dos homens do jantar a expor o pénis.

Quem foram os influentes presentes no jantar

A reportagem foi motivada por várias queixas de assédio sexual nos últimos meses, relativas a estes tipos de jantares.

Entre os convidados, destacam-se nomes como Philip Green, do Grupo Arcadia, Peter Jones, da Dragons’Den, Tim Steiner, da Ocado, Makram Azar, do banco Barclays, Michael Sherwood, antigo presidente do Goldman Sachs, Jonathan Mendelsohn, da televisão, o comediante David Walliam e o apresentador Vernon Kay.

O hospital Great Ormond Street já reagiu e fez questão de devolver todo o dinheiro angariado. A agência de publicidade WPP, patrocinadora do evento, anunciou a retirada do mesmo. Dandridge, fundadora da agência que contratou as modelos, já veio descartar qualquer conhecimentos das condutas levadas a cabo no jantar de caridade. O comediante David Walliams, presente no jantar, diz estar em choque com a reportagem publicada no Financial Times.  David Meller, presidente do Clube, resignou ao cargo no Ministério de Educação inglês, adianta o The Independent.

Cada hospedeira recebeu pelo serviço prestado 170 euros, mais um extra de 28 para o táxi de volta a casa.

Impala Instagram


RELACIONADOS