Inflação recuou para 7,4% em março

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou esta sexta-feira um abrandamento de 0,8 pontos percentuais da taxa de inflação em relação a fevereiro. Março foi quinto mês de travagem dos preços.

Inflação recuou para 7,4% em março

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela esta sexta-feira que a inflação voltou a recuar em março, para 7,4%, taxa inferior em 0,8 pontos percentuais, em relação ao mês anterior.

Para ler ainda
Conheça a lista de alimentos com IVA a zero por cento
António Costa apresentou nesta segunda-feira os 44 bens de consumo de primeira necessidade da lista de alimentos com IVA a zero por cento, justificando a medida com a atual crise (… continue a ler aqui)

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá voltado a diminuir, para 7,4% em março de 2023, taxa inferior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, pode ler-se no portal do INE.

“Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços dos combustíveis e dos produtos alimentares, verificado em março de 2022″, indica.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,0% (7,2% no mês precedente). A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu em março, passando de 1,9% em fevereiro para -4,4% e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 19,3% (20,1% em fevereiro)”, é explicado.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março de 2023 serão publicados no próximo dia 13 de abril.

Junte-se a nós no Instagram

Foto. DR

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS