Homem finge ser agente da PSP para extorquir 10 mil euros
Burlão criou conta falsa no Facebook para enganar a vítima, levando-a a crer que decorria um processo-crime contra si sobre suposta pertença a gangue de assaltantes.
Um homem, de 32 anos, criou um perfil falso no Facebook, fingindo ser agente da PSP, para extorquir perto de dez mil euros sob o pretexto de proteger a vítima de supostos processos-crime relacionados com um temível gangue de assaltantes. Acabou por ser denunciados e detido pela Polícia Judiciária.
Segundo a acusação do Ministério Público, o arguido “criou e utilizou um perfil falso do Facebook, em nome de um terceiro, seu amigo e agente da PSP”, através do qual conseguiu extorquir vários milhares de euros à vítima, “ludibriando-a e ameaçando-a para o efeito”. O burlão “fez crer à vítima que processos-crime a correr contra a mesma, relacionados com um grupo perigoso de assaltantes, afirmando poder ‘safá-los dos mesmos’, mediante a entrega de contrapartidas monetárias”.
Várias tranches
Para alcançar este objetivo, “intimidou a vítima através de ameaças via Facebook, assim conseguindo receber dela quantias em dinheiro, em várias tranches”. De acordo com o CM, o arguido terá efetivamente enteado contactos, mas a vítima nunca chegou a entregar-lhe qualquer verba. O processo de inquérito foi dirigido pelo Ministério Público da 1ª Secção das Caldas da Rainha do Departamento de Investigação e Ação Penal da comarca de Leiria.
A investigação contou com a colaboração da Polícia Judiciária de Leiria, que deteve o indivíduo, sobre quem foi deduzida agora a acusação pela prática dos crimes de falsidade informática e extorsão.
LEIA AINDA
Menor autista violado no ginásio por colega de escola
Agressor já tem cadastro por crime idêntico. A Judiciária conseguiu ainda apurar que já antes teriam ocorrido abusos sexuais, quando ambos eram colegas numa escola profissional. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram