Guarda costeira filipina acusa China de manobras perigosas

A guarda costeira filipina acusou a China de realizar “manobras perigosas” durante uma patrulha de nove dias ao largo da costa do arquipélago.

Guarda costeira filipina acusa China de manobras perigosas

Navios da guarda costeira chinesa “realizaram manobras perigosas e bloqueios em quatro ocasiões” contra um barco-patrulha filipino, denunciou Manila em comunicado.

O barco-patrulha BRP Teresa Magbanua foi destacado no início de fevereiro para “garantir a segurança dos pescadores filipinos” em torno do recife de Scarborough no mar do Sul da China, cerca de 350 quilómetros oeste de Manila. A China assumiu o controlo deste recife em 2012, depois de as marinhas dos dois países se terem confrontado.

Durante a missão, o barco-patrulha foi seguido por quatro navios da guarda costeira chinesa, ainda de acordo com as Filipinas.

A embaixada chinesa em Manila ainda não comentou o sucedido.

Pequim reivindica a quase totalidade do mar do Sul da China, incluindo águas e ilhas próximas das costas de países vizinhos, e tem ignorado uma decisão de um tribunal internacional, em 2016, que rejeitou esta reivindicação, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietname também reivindicam vários recifes e pequenas ilhas neste mar, algumas das quais podem conter reservas de petróleo.

Em dezembro, um barco filipino e um navio da guarda costeira chinesa colidiram nas águas das ilhas Spratly, perto do atol de Second Thomas, onde tem base uma guarnição filipina. Os dois países culparam-se mutuamente pelo incidente.

CAD // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS