Duas pessoas decapitadas junto a campos agrícolas em Moçambique

Um grupo armado desconhecido decapitou duas pessoas na madrugada de quarta-feira junto a campos agrícolas, estando ainda cinco desaparecidas, em Cabo Delgado, norte de Moçambique, relataram testemunhas.

Duas pessoas decapitadas junto a campos agrícolas em Moçambique

Um grupo de dez pessoas dirigia-se para campos de gergelim e arroz a cinco quilómetros da sede de distrito, Nangade, quando um grupo armado os atacou. Além dos dois mortos, duas pessoas decapitadas e cujos corpos foram recolhidos pela população, outras cinco do mesmo grupo são dadas como desaparecidas, relataram os residentes.

O ataque é atribuído a elementos da insurgência armada que há quatro anos e meio aterrorizam Cabo Delgado e que nos últimos meses circulam nas proximidades de Nangade. A vila sede está guarnecida por tropas moçambicanas e da força conjunta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (missão SAMIM), mas os ataques nas proximidades causam “inquietação”, queixam-se os moradores. “Aqui em Nangade não estamos seguros: se eles conseguem atacar perto da sede, um dia vão entrar aqui”, referiu um dos residentes.

Em fevereiro, uma equipa de militares moçambicanos e parceiros africanos foi destacada para Muia, ao mesmo tempo que a vila de Nangade servia de ponto de passagem para deslocados chegarem a outros locais da província. Aquele distrito encostado à Tanzânia, país com o qual faz fronteira no rio Rovuma, tem sido alvo de vários ataques de rebeldes desde o início do ano.

Nangade está entre duas partes distintas de Cabo Delgado: a nascente faz fronteira com Palma e Mocímboa da Praia, que foram palco dos principais confrontos nos últimos anos, e do lado poente com Mueda, que tem servido de refúgio para milhares de deslocados. À medida que a ofensiva apoiada pelo Ruanda e Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) avança, desde julho de 2021, suspeita-se que também os rebeldes fogem para distritos e províncias vizinhas.

Impala Instagram


RELACIONADOS