Dieta vegan dos pais deixa bebé de 19 meses gravemente desnutrida

A menina, de 19 meses, sofreu uma convulsão e foi, posteriormente, entregue a uma família de adoção.

Dieta vegan dos pais deixa bebé de 19 meses gravemente desnutrida

Um casal australiano deixou a filha bebé de apenas 19 meses severamente desnutrida depois de obrigar a criança a seguir uma dieta vegan, que consistia em aveia, batatas, pão e arroz.

Para ler depois
Professor despedido por humilhar criança com excesso de peso

A menina, que entretanto completou 3 anos, “parecia ter três meses” e ainda “não tinha dentes”. Os pais foram criticados pela juíza do Tribunal Central de Sidney, na Austrália, que considerou a dieta “totalmente inadequada”. “Esta criança estava severamente desnutrida, abaixo de peso e do tamanho e atrasada no que diz respeito aos marcos apropriados à idade”, acrescentou a juíza.

Criança submetida a dieta vegan “não conseguia levantar-se, falar, alimentar-se nem brincar com bonecos”

Um telefonema da mãe da bebé para os serviços de emergência, depois de a filha ter sofrido uma convulsão, levou à retirada da criança e posteriormente entregue a uma família de acolhimento. Na altura, a menina “tinha os lábios azuis, as mãos e os pés frios, os níveis de açúcar no sangue baixos e tinha pouca massa muscular”. Ainda segundo a família de acolhimento, “não conseguia levantar-se, falar, alimentar-se nem brincar com bonecos”.

Para ler também
Saiba quanto custa por pessoa e por ano adotar alimentação vegan

Por terem mais dois filhos que cresceram de forma saudável, o casal “não conseguiu inicialmente perceber que a condição se devia a desnutrição”, segundo a juíza. A mãe sofria de depressão e tornou-se “bastante obcecada” com as suas crenças, neste caso, o veganismo. “É responsabilidade de todos os pais garantir que a dieta que escolhem os filhos seja equilibrada e que contenha nutrientes essenciais suficientes para um crescimento saudável.” O casal, com cerca de 30 anos, foi condenado a 18 meses de serviço comunitário.

Impala Instagram


RELACIONADOS