ChatGPT: 6 erros mais cometidos ao recorrer à Inteligência Artificial

É fã do ChatGPT e costuma recorrer ao famoso (e controverso) chatbot de inteligência artificial? Então, fique a par dos 6 erros mais cometidos durante a utilização.

ChatGPT: 6 erros mais cometidos ao recorrer à Inteligência Artificial

O ChatGPT tem vindo a ganhar grande popularidade. Que tem andado de mãos dadas com alguma controvérsia devido ao uso que muitos dão ao chatbot da OpenaAI que tem por base a Inteligência Artificial. Se está tentado a experimentar ou se costuma recorrer ao ChatGPT, existem algumas coisas que deverá ter em mente. Como é o caso dos 6 erros que as pessoas mais cometem durante a utilização. E que foram compilados pelo TechTudo.

Leia depois
ChaosGPT, o irmão mau criado para destruir a humanidade

1 – Excessivamente genérico
A resposta pode não ser a melhor quando a questão colocada é muito genérica. Por exemplo, em vez de pedir para “criar um roteiro de viagem para Lisboa”, poderá ser mais específico. E escrever algo como “crie um roteiro de viagem de cinco dias para Lisboa para uma pessoa que goste de museus”. Quanto mais específica for a pergunta, melhor será a resposta.

2 – Não dar exemplos do desejado
Exemplos nunca são de mais. E é algo relacionado com o ponto anterior. Por exemplo, em vez de pedir uma “lista de jogos parecidos com o Minecraft”, pode pedir uma “lista de jogos parecidos com o Minecraft com gráficos quadrados”. Mais uma vez, está a ajudar a que a resposta seja melhor.

3 – Desvalorizar respostas refinadas
A resposta será sempre a melhor possível. Ainda assim, não se esqueça de que estamos a falar de inteligência artificial. Ou seja, poderá não ter uma resposta precisa ou relevante. O que faz com que seja importante refinar as respostas. Algo que será fundamental para eliminar eventuais erros.

Deverá ser o mais específico possível

4 – Ignorar personas
Criar personas – personagens fictícias que são a representação de um grupo específico – podem contribuir para uma melhor experiência. Por exemplo, em vez de pedir lista de melhores jogos para a PlayStation 5, pode fingir que é um jogador casual. E perguntar quais os melhores jogos para si e por que motivo.

5 – Não repetir perguntas
Repetir perguntas pode levar a melhores respostas. Até porque a questão pode não ter sido clara. Ou a perceção não foi a melhor. No momento de repetir, acrescente informações adicionais. Ou altere palavras.

6 – Não confirmar as respostas
Estamos perante inteligência artificial. Que fornece respostas com base em informações prévias e fornecidas pelo utilizador. Ainda assim, existem limitações e eventuais erros nas respostas. Por isso, verifique sempre a precisão do que lhe foi dito.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS