ChatGPT bloqueado em Itália
Regulador italiano decidiu suspender o controverso serviço ChatGPT, dizendo que a aplicação de inteligência artificial não cumpre “os regulamentos” da proteção de dados dos utilizadores.
Autoridade Italiana de Proteção de Dados anunciou, esta sexta-feira, ter bloqueado temporariamente a aplicação de inteligência artificial ChatGPT, por não respeitar os dados dos utilizadores e não conseguir verificar a idade de quem o utiliza.
Para ler depois
Estas são as profissões que o ChatGPT coloca em risco
O ChatGPT tem a capacidade de executar tarefas por escrito, de resumir textos e muitas outras coisas… em segundos. Como tal, há profissões que poderão ter os dias contados (… continue a ler aqui)
De acordo com a imprensa italiana, a decisão do regulador tem efeitos imediatos e resulta na “limitação temporária do tratamento dos dados dos utilizadores italianos pela OpenAI”, que é responsável pelo serviço ChatGPT.
A suspensão será até que a empresa de inteligência artificial cumpra “os regulamentos” da proteção de dados que estão em vigor na União Europeia, refere a autoridade italiana, que abriu uma investigação ao ChatGPT.
O regulador italiano considera que a OpenAI não verifica a idade dos utilizadores e expõe “menores a respostas absolutamente inadequadas em comparação com o seu grau de desenvolvimento e autoconsciência”.
A empresa norte-americana tem agora 20 dias para responder às acusações do regulador italiano, caso contrário será aplicada uma multa no valor de 20 milhões de euros ou serão detidos cerca de 4% das receitas anuais.
O ChatGPT – baseado no modelo GPT-3.5 (Generative Pre-trained Transformer versão 3.5) – funciona como um bot de conversação ao qual é possível fazer perguntas e obter respostas em poucos segundos, como se houvesse alguém a escrevê-la em tempo real do outro lado.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Texto: Inês Neves; Foto: DR
Siga a Impala no Instagram