ALERTA | Novo método pode colocar o seu iPhone em perigo

O famoso telemóvel da Apple tem uma nova forma de ser detectado virtualmente para que seja roubado.

ALERTA | Novo método pode colocar o seu iPhone em perigo

A empresa de segurança virtual e produtora de antivírus, a Kaspersky, mostrou uma nova forma que pode burlar o sistema operativo do seu iPhone. Trata-se de uma mensagem de texto falsa que recebe no seu serviço de SMS, alegadamente pelos serviços da Apple – o iCloud – depois de ser ativado o modo perdido.

LEIA MAIS: Telemóvel em chamas causa o pânico em avião da Ryanair [vídeo]

Uma das vítimas da Kaspersky foi vítima deste método faccioso durante o Mundial de futebol que aconteceu na Rússia, entre os meses de junho e julho. A senhora entrou num estabelecimento em Moscovo para assistir à partida entre a Rússia e a Espanha, nos oitavos de final da competição, e o seu dispositivo foi roubado. Com isso, a mulher pediu a um amigo que ligasse para o seu telemóvel. Do outro lado da linha, desligaram a chamada ao primeiro toque de tentativa de contacto e não teve dúvidas que se tratava de um roubo.

O que aconteceu? Quando é ativado o modo perdido no iPhone – na aplicação móvel Find My iPhone – acontecem duas coisas. Primeiro, o telemóvel fica impedido de ser utilizado. Segundo, o próprio aparelho indica que está perdido e surge um contacto da pessoa que deve ligar quando o encontra. No caso desta mulher, recebeu uma mensagem que parecia ter sido enviada pela fabricante do telemóvel, onde pedem códigos de acesso, mas era falso, como pode ver na foto em baixo. O objetivo é roubar os dados.

“A mensagem de phishing levou-me para o um endereço falso da iCloud, onde eu entreguei as minhas credenciais aos criminosos”, explicou Kseniya Turova. “Sim, eu trabalho na Kaspersky e incidentes de phishing fazem parte da minha rotina. Sim, eu escrevo todos os dias sobre os últimos cibercrimes e esquemas online, mas naquele momento estava em pânico e não hesitei quando senti que tinha a oportunidade de recuperar o meu telefone. Nem pensei bem no que estava a fazer”, referiu.

Solução? A Apple e os peritos em cibersegurança recomenda que todos os utilizadores – de qualquer telemóvel – tenham dois fatores de autenticação de acesso e desbloqueio dos seus aparelhos.

LEIA MAIS: Se tem estes móveis do IKEA, guarde-os bem. Vão valer muito dinheiro

Impala Instagram


RELACIONADOS