Zelensky condecora MNE português por apoio de Portugal

O chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho, foi distinguido pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com uma condecoração oficial pelo trabalho e apoio que Portugal tem dado à Ucrânia.

Zelensky condecora MNE português por apoio de Portugal

Lisboa, 04 jan 2024 (Lusa) — O chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho, foi distinguido pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com uma condecoração oficial pelo trabalho e apoio que Portugal tem dado à Ucrânia, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Segundo uma nota do MNE, que cita o decreto presidencial, já publicado, a condecoração com a ‘Ordem de Jaroslav o Sábio’ é atribuída “por uma contribuição pessoal significativa para o reforço da cooperação interestatal, o apoio à soberania estatal e à integridade territorial da Ucrânia e a promoção do Estado ucraniano no mundo”.

O ministro português transmitiu ao homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, que encara esta distinção “como uma generosa homenagem ao povo português, que está ao lado da Ucrânia, ontem, hoje e amanhã”.

João Gomes Cravinho reiterou ainda “o apoio de Portugal ao país invadido pela Rússia”, fazendo votos que 2024 “seja o ano em que a Ucrânia esteja completamente livre das brutais e ilegais forças de ocupação”, de acordo com a mesma nota do MNE.

 

JH // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS