Um jornalista morto e vários feridos em bombardeamento israelita a sul do Líbano

Pelo menos um jornalista morreu e três outros ficaram feridos hoje num bombardeamento das forças israelitas ao sul do Líbano, onde se regista um aumento da violência desde domingo passado.

Um jornalista morto e vários feridos em bombardeamento israelita a sul do Líbano

‘Rockets’ disparados por Israel caíram ao fim da tarde num setor onde se encontrava um grupo de jornalistas de pelo menos três órgãos de comunicação social, na aldeia fronteiriça de Aalma ech Chaab.

Para ler depois
Milhares de palestinianos fogem para o sul da Faixa de Gaza

Além do jornalista morto dois dos feridos pertencem à Al-Jazeera

Dois dos jornalistas feridos quando o veículo em que seguiam foi atingido são uma correspondente e um repórter de imagem da Al-Jazeera, noticiou a estação televisiva, identificando-os como Karmen Bakhindar e Eli Brakhia, respetivamente.

Uma fonte da segurança libanesa indicou que o bombardeamento se seguiu a uma “tentativa de infiltração” a partir do Líbano, a que se seguiu uma troca de tiros na fronteira, de acordo com al-Manar, o canal libanês do movimento xiita Hezbollah.

O exército israelita anunciou que tinha disparado artilharia contra o território libanês após “uma explosão na vedação da fronteira”.

“O exército israelita está a responder com fogo de artilharia contra o território libanês”, tendo o bombardeamento atingido os arredores das aldeias de Dahayra e Aalma ech Chaab, segundo relataram os correspondentes da agência francesa AFP destacados no terreno.

Em Dahayra, os bombardeamentos tiveram como alvo um posto do exército libanês, que ficou destruído, mas sem causar vítimas, denunciaram, num comunicado, as forças militares libanesas, citadas pela agência noticiosa espanhola EuropaPress.

Fontes militares confirmaram ao diário libanês L’Orient le Jour e ao canal de televisão libanês LBC que a estrutura afetada era uma torre de observação, destruída no meio de uma “troca de tiros” entre o exército israelita e “uma parte não identificada do lado libanês”, entre as cidades de Dahayra e Aalma ech Chaab.

Os confrontos ocorreram, segundo as fontes, perto de um posto de controlo do exército libanês e da organização Verdes Sem Fronteiras, um grupo ambientalista sancionado pelos Estados Unidos por encobrir as atividades das milícias do Hezbollah na fronteira israelo-libanesa.

Impala Instagram


RELACIONADOS