Metro de Lisboa em greve às horas extra na véspera de nova greve parcial

Trabalhadores do Metro de Lisboa iniciam hoje uma greve às horas extraordinárias por 10 dias renováveis, contra o congelamento salarial, pela reposição de efetivos e pelas progressões na carreira, segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Metro de Lisboa em greve às horas extra na véspera de nova greve parcial

Na terça-feira, os trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem um terceiro dia de greve parcial entre as 05h00 e as 09h30 para a generalidade dos trabalhadores e das 09h30 às 12h30 para o setor administrativo e técnico, prevendo-se que as estações não abram como habitualmente para iniciar a circulação de comboios às 06h30 e que o serviço arranque às 10h15, tal como nos dois dias de greve parcial da semana passada.

Para quinta-feira, dia 4, está prevista uma greve de 24 horas. O pré-aviso foi entregue em 6 de outubro “devido à falta de respostas às questões colocadas, quer em reuniões com o ministro do Ambiente, quer com o presidente do Metropolitano de Lisboa”, segundo informação da FECTRANS. Na origem das paralisações está o protesto contra o congelamento salarial e a luta pela aplicação de todos os compromissos assumidos pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, em que se inclui a prorrogação do Acordo de Empresa, pelo preenchimento imediato do quadro operacional e pelas progressões na carreira.

LEIA DEPOIS
Produtos de plástico de utilização única proibidos a partir de hoje

Trabalhadores do Metro cumpriram em 26 e 28 de outubro duas greves parciais que, segundo a FECTRANS, tiveram uma adesão elevada. Segundo a transportadora, no dia 26 a paralisação teve uma adesão de 42,62% e no dia 28 de 45,37%. Na semana passada, a transportadora referiu em comunicado que se encontra “recetivo à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objeto de negociação”.

Os trabalhadores realizaram greves parciais ao serviço em maio e junho, tendo em conta as mesmas reivindicações apresentadas para a nova paralisação. O Metropolitano de Lisboa opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião), das 06h30 às 01h00 todos os dias.

Impala Instagram


RELACIONADOS