Sobe para mais de 500 número de feridos em explosão num porto no sul do Irão

O número de feridos após uma explosão no porto de Shahid Rajai, perto da cidade de Bandar Abbas, no sul do Irão, aumentou para 516, de acordo com os serviços iranianos de emergência médica.

Sobe para mais de 500 número de feridos em explosão num porto no sul do Irão

“O número total de feridos chegou aos 516”, informaram os serviços de emergência, segundo a agência de notícias Tasnim, citada pela Efe.

Um anterior balanço apontava para, pelo menos, 281 feridos.

A explosão causou um incêndio que os serviços de emergência ainda estão a tentar extinguir com recurso a helicópteros.

A televisão estatal iraniana mostrou imagens de uma enorme nuvem negra sobre o porto, bem como cenas de pânico na zona, e indicou que a explosão foi tão forte que danificou edifícios e carros na área envolvente, tendo sido ouvida a mais de 10 quilómetros de distância.

A “forte explosão” ocorreu na área alfandegária iraniana, por razões que ainda se desconhecem.

“É altamente provável que a explosão tenha tido origem num depósito de produtos perigosos e produtos químicos localizado na zona portuária”, disse a alfândega do porto de Shahid Rajai, em comunicado.

Por sua vez, o governador da província de Hormozgan, onde ocorreu o acidente, Mohammad Ashuri, disse que “a origem da explosão ainda é desconhecida”, mas apontou para alguns contentores sem dar mais explicações.

O primeiro vice-presidente do Irão, Mohamed Reza Aref, ordenou “uma investigação imediata e completa para determinar a causa exata do acidente e a extensão dos danos”.

As atividades portuárias foram suspensas para que as forças de segurança e de socorro possam controlar rapidamente a situação, segundo a agência de notícias Tasnim.

No Irão, o sábado é o primeiro dia útil da semana.

Shahid Rajai é um porto comercial e industrial em Bandar Abbas, capital da província de Hormozgan, cobrindo uma área superior a 2.400 hectares e com uma capacidade anual para movimentar mais de 88 milhões de toneladas de carga.

Este porto iraniano está localizado a mais de 1.000 quilómetros a sul de Teerão, e é o maior porto comercial do Irão, de acordo com a agência de notícias oficial Irna.

Mais de 70% das mercadorias do Irão passam por este porto, que faz fronteira com o Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto da produção mundial de petróleo.

SSM // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS