Sigrid Kaag designada coordenadora interina da ONU para Médio Oriente

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, designou hoje Sigrid Kaag como coordenadora especial para o Processo de Paz no Médio Oriente, função que desempenhará interinamente em substituição de Tor Wennesland.

Sigrid Kaag designada coordenadora interina da ONU para Médio Oriente

Kaag, dos Países Baixos, que até agora era a coordenadora Humanitária e de Reconstrução da ONU para Gaza, ocupará os dois cargos em simultâneo, informou o gabinete de Guterres em comunicado.

A responsabilidade de Kaag durará até ser encontrada a substituição definitiva para Tor Wennensland, da Noruega.

Na qualidade de coordenadora Humanitária e de Reconstrução da ONU para Gaza, será a principal funcionária das Nações Unidas no que diz respeito à entrada de ajuda no enclave palestiniano neste momento crítico em que o cessar-fogo – que entrará em vigor no domingo – deverá traduzir-se numa entrada massiva de auxílio.

Sigrid Kaag “traz uma vasta experiência em assuntos políticos, humanitários e de desenvolvimento, bem como em diplomacia”, destacou a ONU em comunicado, indicando que recentemente atuou como a primeira vice-primeira-ministra e primeira mulher ministra das Finanças no seu país (2022-2024).

Antes disso, foi ministra do Comércio e Cooperação para o Desenvolvimento (2017-2021) e ministra das Relações Exteriores (2021).

No universo das Nações Unidas, Sigrid Kaag ocupou uma ampla gama de cargos seniores, como coordenadora especial das Nações Unidas para o Líbano (2015-2017) e coordenadora especial da Organização Conjunta para a Proibição de Armas Químicas e da Missão das Nações Unidas na Síria (2013-2015)

Tor Wennensland anunciou que renunciaria ao seu cargo em novembro passado, alegando então que a diplomacia não tinha conseguido trazer a paz em Gaza.

O porta-voz adjunto do secretário-geral, Farhan Haq, esclareceu que a nomeação de Kaag, apesar de provisória, foi decidida após consultas com as partes afetadas, como o Governo israelita e a Autoridade Palestiniana, e destacou o “grande profissionalismo” com que tem desempenhado a sua posição até agora.

MYMM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS