Senadora republicana opõe-se a escolha de Trump para liderar o Pentágono
A senadora norte-americana Lisa Murkowski anunciou hoje que votará contra a confirmação de Pete Hegseth para liderar o Pentágono, tornando-se na primeira republicana a opor-se às escolhas da administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
Murkowski, senadora republicana do estado do Alasca, afirmou hoje que o historial do nomeado para o cargo de secretário da Defesa, que envolve o alegado abuso de álcool e acusações de agressão sexual, negadas por Hegseth, o tornam inadequado para o cargo.
“Esses comportamentos contrastam fortemente com os valores e a disciplina esperados dos membros do serviço” militar, escreveu Murkowski na rede social X.
A senadora expressou ainda preocupação face à oposição do veterano e ex-apresentador da Fox News à presença de mulheres nas forças de combate norte-americanas.
“Continuo preocupada com a mensagem que a confirmação de Hegseth envia às mulheres que estão atualmente a servir e às que aspiram a alistar-se”, afirmou a republicana.
A confirmação de Pete Hegseth para o cargo de secretário da Defesa será votada hoje no Senado norte-americano, na qual será necessária uma maioria simples de senadores.
A maioria dos republicanos, que detêm a maioria dos 53 assentos na câmara, sinalizou que apoiará o candidato, ainda que possa ser necessário recorrer ao vice-presidente, JD Vance, para desempatar o voto.
Apesar do apoio de Trump a Hegseth, é raro um candidato à administração ser alvo de tantas acusações de irregularidades.
JYFR // PDF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram