Rússia reivindica captura de nova aldeia no leste da Ucrânia

A Rússia reivindicou hoje a tomada da aldeia de Zoryane, no leste da Ucrânia, aproximando ainda mais as suas tropas da cidade industrial de Kurakhove, a oeste de Donetsk, que já está sob controlo de Moscovo.

Rússia reivindica captura de nova aldeia no leste da Ucrânia

“A localidade de Zoryane (…) foi libertada” graças às ‘ações bem-sucedidas’ das forças de Moscovo, declarou em comunicado o Ministério da Defesa russo.

O ministério russo tinha afirmado em 08 de outubro ter tomado a localidade, situada a cerca de 10 quilómetros de Kurakhové, mas os combates prosseguiram na zona nos últimos dias.

O exército russo tenciona pressionar as forças ucranianas em direção a Kurakhove, enquanto prossegue o seu assalto em direção a Pokrovsk, um nó rodoviário e ferroviário fundamental para as tropas de Kiev, situado um pouco mais a norte, ainda na região de Donetsk.

Em Kurakhove, uma cidade com cerca de 20.000 habitantes antes da ofensiva russa lançada em 2022, a AFP viu recentemente edifícios com janelas rebentadas, o estigma dos combates diários.

Ao mesmo tempo, nos últimos dias, as tropas russas intensificaram os ataques no sul da Ucrânia, na região de Zaporijia.

Como sinal das atuais dificuldades da Ucrânia, no início de outubro a Rússia apoderou-se da cidade de Vougledar, situada na junção das frentes oriental e meridional, onde há mais de dois anos se trava uma batalha feroz.

Além disso, um ataque russo com drones explosivos e bombas aéreas guiadas deixou sete pessoas feridas na região de Sumy (norte) na sexta-feira à noite, segundo a administração regional, que acrescentou que “as infraestruturas energéticas foram danificadas”.

JFO // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS