Presidente do governo regional catalão não vai ao Senado

O presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, não vai falar no Senado de Espanha antes da votação, por este órgão, da suspensão da autonomia da região, anunciou um porta-voz do governo catalão.

Presidente do governo regional catalão não vai ao Senado

O presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, não vai falar no Senado de Espanha antes da votação, por este órgão, da suspensão da autonomia da região, anunciou hoje um porta-voz do governo catalão.

“O presidente Puigdemont não vai na quinta-feira ao Senado”, disse o porta-voz, precisando que a decisão é uma resposta à posição do Governo espanhol de que a suspensão da autonomia não tem volta atrás.

O Governo espanhol propôs no sábado acionar o artigo 155.º da Constituição espanhola, que implica a destituição do presidente da Catalunha e de todos os membros do seu executivo, a limitação das competências do parlamento regional e a marcação de eleições num prazo de seis meses.

As medidas têm de ser aprovadas pelo Senado (câmara alta), numa votação marcada para sexta-feira.

Carles Puigdemont ameaçou proclamar a independência se o artigo 155.º for aplicado, sustentando essa posição no referendo de 1 de outubro, proibido por Madrid mas que acabou por se realizar, em que, segundo números do governo catalão, participaram 42% dos eleitores, 90% dos quais se pronunciaram a favor da independência.

Leia mais notícias em destaque

Daniela Pimenta está de luto: «eras e serás sempre o meu menino, o meu amor»
Luciana Abreu com barriga de grávida casa sem a família e sem a melhor amiga
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo (galeria de fotos)
6 coisas que você não sabe sobre o pénis explicadas por uma mulher
As 5 desculpas mais utilizadas para fugir ao sexo

Impala Instagram


RELACIONADOS