Polícia moçambicana preocupada com homicídios de mulheres em Sofala

A Polícia da República de Moçambique (PRM) manifestou hoje preocupação com a onda de crimes violentos contra mulheres em dois distritos da província de Sofala, contabilizando desde janeiro nove mortes.

Polícia moçambicana preocupada com homicídios de mulheres em Sofala

“É preocupante”, afirmou o comandante da PRM em Sofala, Ernesto Madungue, admitindo que é necessário que “académicos” façam um “estudo” sobre o que está acontecer, que é recorrente.

Em declarações aos jornalistas, na Beira, no âmbito da semana em que se assinala o aniversário da PRM, identificou mesmo mais de 200 crimes de femicídio em quatro anos, entre mulheres jovens, adultas e mesmo de terceira idade, em toda a província, no centro de Moçambique.

Ernesto Madungue explicou que só este ano, entre os distritos da Beira e do Dondo, já se verificou o homicídio de nove mulheres desde janeiro, contra 18 no ano de 2024 e 25 em 2023. O último caso envolveu uma adolescente de 15 anos, residente na cidade da Beira, cujo corpo foi encontrado na sexta-feira, próximo de casa, na estrada, com “sinais claros” de abuso sexual.

O comandante da PRM em Sofala refere que este tipo de crime sobre mulheres tem ocorrido nas comunidades mais distantes dos grandes centros.

“Há um trabalho que temos feito, mas estamos a perceber que nos remete a encontrar outras estratégias para resolver casos do género. Queríamos, na verdade, apelar à nossa população para que seja mais vigilante, de forma a manter a polícia informada sobre tudo o que acontece ao nível dos bairros e das zonas”, acrescentou.

JYJE // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS