Pessoal de assistência em terra entra em greve no aeroporto de Genebra

Uma parte do pessoal da Dnata irá entrar em greve no aeroporto de Genebra, avançou um sindicato, que denunciou pressões exercidas pela empresa de assistência em terra, detida por capitais dos Emirados Árabes Unidos

Pessoal de assistência em terra entra em greve no aeroporto de Genebra

Os trabalhadores da Dnata, que gere cerca de um quarto do tráfego do aeroporto de Genebra, na Suíça, vão entrar em greve a partir das 04:00 (03:00 em Lisboa), anunciou o sindicato SSP na rede X (antigo Twitter).

A Dnata é responsável por várias operações em terra – emissão de bilhetes, manuseamento de bagagens, entre outras – para várias companhias aéreas, incluindo a British Airways, a Air France e a KLM.

O aeroporto de Genebra tem ligações regulares com Lisboa, Funchal, Porto e Faro, operadas por companhias aéreas como a TAP Air Portugal, a EasyJet e a Swiss International Air Lines,.

O sindicato, que tinha vindo a ameaçar fazer greve desde o início da semana, disse que a duração da greve será avaliada “hora a hora”, de acordo com o portal de notícias suíço 20minutes.

O conflito diz respeito às condições de trabalho e de remuneração dos funcionários da Dnata, que exigem um aumento salarial de 5%, enquanto a direção propõe um aumento de 3%.

Os trabalhadores exigem também um subsídio para os funcionários que têm um trabalho particularmente difícil ou que trabalham à noite ou ao domingo. Este pedido foi ignorado pela direção, disse ao 20minutes o representante sindical Jamshid Pouranpi.

A direção da Dnata já tinha abandonado um plano controverso de redução dos fundos de pensões do seu pessoal.

Alexandre Koenig, membro da equipa de gestão da empresa, afirmou que a empresa continua “determinada a chegar a um acordo”, mas considerou qualquer greve desproporcionada e ilegal.

A SSP acusou a empresa de exercer pressão sobre os trabalhadores, alegando que a direção ameaçou despedir os funcionários que entrassem em greve, avançou o 20minutes.

O aeroporto de Genebra deverá receber cerca de 60 mil passageiros hoje, mas a greve poderá afetar o tráfego aéreo em pleno período de férias de Natal.

VQ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS