Peng Shuai nega alegações de abuso sexual e culpa “mal-entendidos”

A tenista chinesa Peng Shuai disse que “nunca acusou ninguém de abuso sexual” e que a sua publicação na rede social Weibo em Novembro era um “assunto privado” sobre o qual as pessoas têm “mal-entendidos”.

Peng Shuai nega alegações de abuso sexual e culpa

Estas declarações, gravadas em vídeo, foram feitas ao órgão de comunicação de Singapura Lianhe Zaobao. A tenista esteve em Xangai a participar num evento com outras estrelas do desporto chinês, como o antigo jogador de basquetebol Yao Ming. Em novembro, Peng Shuai revelou que teve um caso com o antigo vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli, e acusou-o de a ter violado.

A discussão sobre a relação de Peng e Zhang foi rapidamente censurada nas redes sociais chinesas e o post original (“naquela noite não consenti e chorei o tempo todo”) foi apagado. No vídeo agora publicado, Peng parece intrigada quando a repórter lhe pergunta se esteve em casa em Pequim “livremente” e sem vigilância: “Porque haveria alguém a observar-me? Tenho estado em casa em liberdade”. A tenista também confirmou a autoria de uma carta que escreveu ao presidente da WTA, Steve Simon: “Escrevi a versão chinesa e, como o meu inglês não é muito bom, a CGTN publicou uma versão traduzida com o mesmo significado que o original”, disse.

Peng Shuai pediu respeito pela privacidade

Nessa carta, assegurou que estava “bem e descansada” e negou as alegações de abuso sexual, o que aumentou a preocupação com a jogadora chinesa. Além disso, realizou uma videochamada com Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), na qual relatou que estava bem e que estava em Pequim, insistindo mais uma vez para que a sua privacidade fosse respeitada. A WTA decidiu em 01 de Dezembro suspender os torneios que realiza na China devido à censura e às incertezas que rodeiam o caso.

LEIA AINDA
Simeone assume saída de João Félix em janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS