Passaporte português é o quinto mais poderoso do mundo

O passaporte de Singapura é o mais poderoso do mundo. Este documento é menos forte para as nacionalidades síria, iraquiana e, no fim da tabela em que Portugal fica em quinto, a afegã.

Passaporte português é o quinto mais poderoso do mundo

Singapura tem o passaporte mais poderoso do mundo, com os seus cidadãos a poderem visitar 195 países e territórios sem visto prévio, de acordo com o Henley Passport Index. O Japão vem em segundo lugar, podendo os japoneses visitar 193 países, seguido de Finlândia, França, Alemanha, Itália, Coreia do Sul e Espanha em terceiro lugar, com acesso a 192 países.

Passaporte português com acesso a 190 países

O português – que em breve terá nova imagem – surge no quinto lugar, ao lado de Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido, com ‘livre’ acesso a 190 nações. Embora os Estados Unidos estejam um pouco mais abaixo na lista, em 9.º lugar, o passaporte norte-americano ainda tem poder considerável, permitindo que os cidadãos entrem em 186 países sem restrições de maior, o mesmo nível de liberdade desfrutado igualmente por portadores estónios. No extremo da escala, a situação é muito diferente.

Afegãos com ‘livre’ acesso a apenas 26 destinos

Portadores de passaporte com nacionalidade Afegã, síria e iraquiana, por exemplo, existem restrições muito maiores do que as da maioria dos países. O passaporte do Afeganistão exerce o menor poder do ranking, com apenas 26 destinos permitidos sem visto. A situação na Síria e no Iraque não é muito melhor, com 27 e 31 destinos. O Henley Passport Index é baseado em dados da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e inclui 199 passaportes e 227 destinos de viagem.

Impala Instagram


RELACIONADOS