Mortos em Gaza superam os 29 mil com 92 novas vítimas nas últimas 24 horas

O número de mortos na guerra de Israel na Faixa de Gaza chegou a 29.606, a maioria mulheres e crianças, depois de ataques israelitas terem matado 92 pessoas nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde de Gaza.

Mortos em Gaza superam os 29 mil com 92 novas vítimas nas últimas 24 horas

“A ocupação israelita cometeu oito massacres contra famílias na Faixa de Gaza, matando 92 pessoas e ferindo 123 nas últimas 24 horas”, anunciou o ministério, que é controlado pela ala política do grupo islamita radical Hamas.

A última contagem eleva o número total de mortos para 29.606 e o número de feridos a 69.737, acrescentou.

O Ministério da Saúde de Gaza referiu também que há vítimas ainda debaixo dos escombros e nas estradas, que as forças israelitas estão a impedir de serem resgatadas.

O serviço de emergência de Gaza apelou hoje à comunidade internacional para que permita a entrada de alimentos na Faixa de Gaza, depois de uma das suas equipas ter resgatado um bebé gravemente subnutrido na rua, com a mãe a chorar por não o poder alimentar.

Depois de ter sido levado para o hospital Al Shifa, o bebé foi internado na unidade de cuidados intensivos, de acordo com uma equipa de defesa civil no norte de Gaza.

Há semanas que as agências internacionais alertam para o agravamento das condições humanitárias no enclave palestiniano, apelando a Israel para que autorize a entrada de mais camiões e não ataque as forças de segurança de Gaza, dependentes do Hamas, que são responsáveis pela manutenção da segurança na zona e pela proteção dos comboios humanitários contra os saques de bandos e grupos de pessoas esfomeadas.

O exército israelita prosseguiu nas últimas 24 horas operações militares contra o sul de Gaza, nomeadamente na cidade de Khan Younis, onde matou um número desconhecido de presumíveis combatentes do Hamas.

“Durante as intensas atividades em Khan Younis durante o último dia, numerosos terroristas foram mortos”, refere um comunicado emitido hoje pelas forças armadas israelitas.

De acordo com o comunicado militar, atiradores do exército mataram “numerosos” supostos combatentes em Khan Younis e um helicóptero matou três pessoas que se deslocavam na direção das tropas.

Além disso, quatro outros suspeitos “terroristas” foram mortos num ataque aéreo e um número desconhecido foi morto por fogo de tanques israelitas.

RCP // JMR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS