Milhares de brasileiros exigem justiça um ano após tentativa de golpe

Milhares de pessoas reuniram-se em várias cidades do Brasil para apoiar a defesa da democracia no país, um ano depois da tentativa de golpe de Estado em Brasília

Milhares de brasileiros exigem justiça um ano após tentativa de golpe

São Paulo, 09 jan 2023 (Lusa) – Milhares de pessoas reuniram-se na segunda-feira em várias cidades do Brasil para apoiar a defesa da democracia no país, um ano depois da tentativa de golpe de Estado em Brasília.

As manifestações aconteceram em 13 capitais estaduais do país sul-americano, além de Brasília, onde aconteceu o principal evento, liderado pelo Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em São Paulo, mais de duas mil pessoas reuniram-se na Avenida Paulista exigindo justiça para os envolvidos na tentativa de golpe, que tinha o objetivo de afastar Lula do poder depois da derrota eleitoral do ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Bandeiras de diversos sindicatos e organizações sindicais coloriram a icónica avenida e nem a chuva impediu que os participantes ocupassem uma das vias para gritar “não há amnistia” e “golpe nunca mais”, acompanhados de faixas exigindo “prisão para Bolsonaro”.

Dirigentes sindicais e de organizações sociais, além de vereadores e deputados federais, discursaram no Museu de Arte de São Paulo, exigindo o julgamento de quem financiou, planeou e participou na tentativa de golpe.

Um deles foi o deputado estadual do Partido Socialismo e Liberdade Celso Giannazi, que lembrou “todos aqueles que morreram” para alcançar a democracia no Brasil e garantiu que os acontecimentos de 08 de janeiro de 2023 “não podem ficar impunes”.

Entre os manifestantes estava Francisco Freitas, um sindicalista de 64 anos que afirmou que a luta pela democracia foi “muito árdua, não caiu do céu de paraquedas” e sustentou que quem defende a democracia no Brasil é “o povo na rua e a sociedade organizada”.

Um grande número de jovens partilhou o espaço com os mais velhos, que concordaram com a necessidade de “recordar o que aconteceu” às próximas gerações para evitar uma repetição da história.

Uma das participantes, a professora Carla Santos, afirmou que, apesar dos acontecimentos, “tirar Bolsonaro do poder foi um golpe de esperança”, mas que ainda é necessário “continuar lutando”.

No Rio de Janeiro, reuniu-se um grupo com cerca de 500 pessoas, incluindo Penélope Toledo, de 42 anos.

“Não começou naquele dia e não terminou naquele dia, porque estamos a conquistar diariamente a democracia e, se vacilarmos, virá um golpe”, disse Toledo, que trabalha no departamento de comunicação do instituto governamental de pesquisa em saúde Fiocruz.

“Se vacilarmos, as forças prejudiciais à sociedade retornarão. Essa data representa a nossa luta, representa a resistência do povo brasileiro”, acrescentou.

Milhares de apoiantes de Bolsonaro atacaram as sedes do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal em 08 de janeiro de 2023.

Até agora, o Supremo Tribunal Federal já condenou quase 30 pessoas pelos atos de 08 de janeiro com penas que variam entre os três e os 17 anos de prisão. Desde esse dia, mais de 1.800 pessoas foram presas e mais de uma centena permanece detida.

VQ (MIM) // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS