Maduro quer que cada venezuelana tenha 6 filhos “para que o país cresça”
As declarações de Nicolás Maduro já se tornaram polémicas: “¡A parir pues, a parir! Todas las mujeres, a tener seis hijos, ¡todas! Que crezca la patria”.
Foi esta quarta-feira, num encontro com membros do Plano Nacional de Parto Humanizado e Lactância Materna, que o presidente Nicolás Maduro, após felicitar uma grávida que estava à espera do seu sexto filho disse, em direto para a cadeia de televisão estatal Venezolana de Televisión:“¡A parir pues, a parir! Todas las mujeres, a tener seis hijos, ¡todas! Que crezca la patria”. Em português, apela às venezuelanas que tenham pelo menos seis filhos para que o país pudesse crescer.
“A parir, pois, a parir! Todas as mulheres a terem seis filhos, todas! Que a pátria possa crescer”, apelou.
#3Mar Nicolás Maduro invitó a las venezolanas “a parir. Todas las mujeres a tener 6 hijos para que crezca la patria”. #TVV #TVVNoticias Vídeo: Cortesía. pic.twitter.com/v9s0x8GzI5
— TVV Noticias (@TVVnoticias) March 4, 2020
“Eu já disse mil e uma vezes para convertermos estes cursos em programas de televisão e nas redes sociais para um acesso maciço das famílias. Insisto nesta ideia porque não sabemos utilizar os media para massificar a nossa filosofia humanista”, disse ainda.
O líder realçou, ainda, o trabalho e o esforço das mulheres que “trazem crianças ao mundo” e reconheceu que uma das coisas mais importantes da Venezuela são as mulheres grávidas.
A Venezuela, recorde-se, vive uma crise económica sem precedentes que levou 4 milhões de pessoas a deixarem o país. Estas declarações de Maduro despoletaram críticas.
A jornalista Gabriela González acusou Maduro de “não ter um projeto para prevenir a gravidez na adolescência ou o abandono escolar. Muito menos medidas para contrariar os índices de desnutrição infantil”.
Entre 2013 e 2018, 13% das crianças venezuelanas apresentaram desnutrição, segundo o Unicef. Um em cada três venezuelanos tem dificuldades em obter comida suficiente, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos.
LEIA MAIS Homem morre de coronavírus em Wuhan dois dias após receber alta
Texto: Marta Amorim | Fotos: Dr
Siga a Impala no Instagram