Letónia investe na defesa e no desenvolvimento das regiões fronteiriças de leste
O governo letão anunciou hoje que vai destinar 644 milhões de euros para um plano de desenvolvimento e reforço das regiões orientais, fronteiriças da Federação Russa e Bielorrússia, a concretizar até 2027.
Estas regiões são consideradas vulneráveis dos pontos de vista militar, económico e social.
Daquele total, 71,5 milhões destinam-se a bases militares e fortificações na região de Latgale, detalhou a ministra da Administração Inteligente e Desenvolvimento Regional, Inga Berzina, ao apresentar o documento.
Para mais, também até final de 2027, vão ser investidos 60 milhões de euros na modernização e equipamento de seis bases militares também no leste do país.
Na Letónia, acentuou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Baiba Braze, considera-se que, dado o comportamento hostil da Federação Russa para com o Ocidente, a política de Moscovo “é a guerra”.
Berzina acrescentou que o plano da região fronteiriça oriental também inclui medidas para estimular a atividade económica, apoiar as empresas exportadoras e aumentar a segurança das populações, mediante a construção de 11 centros de gestão de catástrofes.
RN // RBF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram