Kiev pede à Rússia que aceite cessar-fogo imediato de 30 dias
A Ucrânia pediu hoje à Rússia que aceite de imediato um cessar-fogo abrangente durante pelo menos 30 dias, na sequência do anúncio de Vladimir Putin sobre uma trégua de três dias em maio.

O chefe de Estado da Rússia propôs uma trégua entre os dias 08 a 10 de maio, para coincidir com as celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andriy Sybiga disse através das redes sociais que o país está pronto para um cessar-fogo duradouro e abrangente.
“É isto que estamos constantemente a propor, uma trégua (de pelo menos) 30 dias”, acrescentou o chefe da diplomacia de Kiev, sublinhando que se a Rússia quer realmente a paz, tem de aceitar um cessar-fogo imediato.
“Para quê esperar pelo dia 08 de maio?”, questionou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.
Vladimir Putin ordenou a cessação total das hostilidades por “razões humanitárias” para o Dia da Vitória, que assinala o dia 09 de maio de 1945, mas ameaçou com retaliações.
Em caso de violação do cessar-fogo pela parte ucraniana, as Forças Armadas russas vão responder de forma adequada e efetiva, ameaçou a Presidência da Rússia em comunicado.
A Rússia, desde o regime soviético, assinala a data do final da Segunda Guerra Mundial e a capitulação do regime nazi.
PSP // APN
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram