Hezbollah garante que assassínio de alto dirigente do Hamas “não ficará impune”

O grupo xiita libanês Hezbollah garantiu hoje que “o assassínio” por Israel do número dois do movimento islamita palestiniano Hamas, Saleh al-Arouri, nos arredores a sul de Beirute, “não ficará impune”.

Hezbollah garante que assassínio de alto dirigente do Hamas

“O assassinato de Saleh al-Arouri no coração dos subúrbios a sul de Beirute é uma agressão grave contra o Líbano (…) e não ficará sem resposta nem impune”, frisou o Hezbollah, em comunicado.

O Hamas confirmou hoje a morte de al-Arouri no bombardeamento com um ‘drone’ israelita contra um gabinete do grupo palestiniano nos arredores sul de Beirute, onde também morreram outras cinco pessoas.

O movimento culpou “a ocupação sionista”, aludindo a Israel, pelo “assassínio cobarde” de líderes palestinianos e afirmou que o bombardeamento do seu gabinete em Beirute “prova mais uma vez o completo fracasso deste inimigo em alcançar qualquer um dos seus objetivos beligerantes” na Faixa de Gaza.

O braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qasam, das quais al-Arouri foi cofundador, prometeu “uma resposta” à sua morte.

Também o primeiro-ministro do Governo da Autoridade Nacional Palestiniana, Mohamed Shtayeh, condenou “o assassínio” do número dois do movimento Hamas, Saleh al-Arouri, e acusou implicitamente Israel da sua autoria.

Depois de se tornar conhecida a morte de al-Arouri, ocorreram marchas de protesto pedindo vingança contra Israel em várias cidades e campos de refugiados na Cisjordânia, segundo a imprensa local.

As autoridades israelitas ainda não confirmaram a autoria deste ataque em Beirute.

Em comunicado divulgado na rede social X, o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, disse que “este novo crime israelita visa arrastar o Líbano para uma nova fase de confrontos depois dos contínuos ataques diários no sul, que causaram um grande número de mártires e feridos”.

Esta é a primeira vez desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, iniciada em 07 de outubro de 2023, que as forças de Telavive atacam a capital libanesa.

Os confrontos entre o Exército israelita e o movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do Hamas, estavam até agora limitados às zonas fronteiriças no sul do Líbano, quando se têm repetido avisos no mundo árabe e na comunidade internacional sobre o receio da propagação do conflito na Faixa de Gaza, na Palestina, a outras regiões do Médio Oriente.

Al-Arouri, membro do gabinete político do Hamas e um dos fundadores do seu braço armado, foi um dos líderes exilados mais proeminentes do grupo, que tem vários representantes no Líbano, bem como noutros países da região.

No Líbano desde 2018, al-Arouri chefiou a presença do grupo palestiniano na Cisjordânia e esteve detido em prisões israelitas durante 12 anos antes de ser libertado em 2010, sendo-lhes atribuídos vários ataques contra Israel a partir de solo libanês.

Mais recentemente, foi um dos principais negociadores do Hamas na libertação dos reféns feitos pelo seu grupo no ataque contra Israel em 07 de outubro.

O mais recente conflito entre Israel e o Hamas foi desencadeado após um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita em 07 de outubro do ano passado, massacrando 1.140 pessoas, na maioria civis e incluindo cerca de 400 militares, segundo números oficiais de Telavive.

Em retaliação, Israel, que prometeu eliminar o movimento palestiniano, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local, já foram mortas mais de 22.000 pessoas — na maioria mulheres, crianças e adolescentes — e feridas mais de 57 mil, na maioria civis.

DMC (HB) // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS