Gana aprova lei que penaliza as práticas homossexuais com penas de prisão

Os deputados do Gana aprovaram hoje a “Lei dos Direitos Sexuais e dos Valores Familiares do Gana”, que penaliza as práticas homossexuais, provocando fortes receios na comunidade LGBTQIA+.

Gana aprova lei que penaliza as práticas homossexuais com penas de prisão

O texto, originário de uma coligação de cristãos, muçulmanos e chefes tradicionais, com forte apoio dos deputados, vulgarmente conhecido por projeto de lei “anti-gay”, não foi ainda assinado pelo Presidente, Nana Akufo-Addo, cujo mandato termina em dezembro.

A comunidade internacional já reagiu e os defensores dos direitos LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais) já se manifestaram contra. 

De acordo com as disposições do projeto de lei, as pessoas envolvidas em atividades homossexuais estão sujeitas a penas de prisão entre seis meses e três anos. Além disso, aqueles que defendem os direitos das pessoas LGBTQIA+ poderão ser sujeitos a penas mais severas, com possíveis sentenças de prisão entre três e cinco anos.

O projeto de lei tinha sido apresentado no parlamento em 2021, mas a sua votação foi sempre adiada.

No Gana, um país altamente religioso e de maioria cristã, as relações entre pessoas do mesmo sexo são proibidas, mas não se registaram casos de acusação ao abrigo da lei, que remonta à era colonial.

No entanto, as pessoas queer (cuja orientação sexual ou identidade de género não se enquadra nos modelos dominantes) são regularmente alvo de discriminação.

 

NYC // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS