G20: Starmer apela a relação Reino Unido-China forte em reunião com Xi no Brasil

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou hoje ao Presidente chinês, Xi Jinping, que uma relação forte entre o Reino Unido e a China é importante para ambos os países e para a comunidade internacional.

G20: Starmer apela a relação Reino Unido-China forte em reunião com Xi no Brasil

“Queremos que as nossas relações sejam consistentes, duradouras, respeitosas e, como acordámos, que evitem surpresas sempre que possível”, disse Starmer, no início do seu encontro com o Presidente chinês, à margem da cimeira do G20 no Brasil.

Os dois líderes discutiram o aprofundamento da parceria bilateral em matéria de comércio e investimento, saúde, educação e outros domínios de interesse mútuo e Starmer propôs a Xi a realização de uma reunião bilateral entre os dois governos, em Pequim ou em Londres.

A ministra britânica das Finanças, Rachel Reeves, deverá entretanto visitar Pequim para discutir a cooperação económica e financeira com o seu homólogo, o vice-primeiro-ministro He Lifeng.  

Segundo um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Starmer vincou que, “enquanto países do G20 e membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Reino Unido e a China partilham a responsabilidade de trabalhar em conjunto na prossecução da estabilidade global, da cooperação económica e da transição para energias limpas.

Starmer vincou que a abordagem deste Governo será “coerente, respeitosa e pragmática, a fim de fazer avançar estes objetivos comuns”.

Segundo o porta-voz, o primeiro-ministro britânico também afirmou querer dialogar “honesta e francamente sobre os domínios” em que o dois países têm “perspetivas diferentes, nomeadamente sobre Hong Kong, os direitos humanos e a guerra da Rússia na Ucrânia”.

Nos últimos anos, as relações entre o Reino Unido e a China deterioraram-se e existem atualmente divergências em matéria de segurança ou de direitos humanos.

No entanto, o novo governo trabalhista marcou uma mudança de rumo em relação à abordagem de confronto dos últimos governos conservadores.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, visitou em outubro Pequim, onde discutiu o respeito pelos direitos humanos dos Uigures na província de Xinjiang e a situação do prisioneiro britânico Jimmy Lai em Hong Kong. 

BM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS