Fisco liquida 524 mil declarações de IRS havendo 300 mil com reembolso
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidou até agora 524 mil das declarações de IRS entregues e destas, cerca de 300 mil, originaram reembolsos no valor de 200 milhões de euros, segundo os dados do Ministério das Finanças.

A mesma informação indica que daquele mais de meio milhão de declarações liquidadas até 15 de abril, há 82 mil que resultaram em notas de cobrança, no valor de 35 milhões de euros.
Em média, o valor dos reembolsos processados nestes primeiros 15 dias ronda, assim, os 670 euros, enquanto os contribuintes com nota de cobrança têm a pagar uma média de 426 euros.
Segundo o Ministério das Finanças, até ao dia 15 de abril foram emitidas transferências para o pagamento de 183 mil reembolsos no valor global de 131,5 milhões de euros, dos quais, 48 mil, no montante de 37,9 milhões de euros, foram já pagos.
Desde que arrancou a campanha do IRS e até à manhã de terça-feira, o Portal das Finanças registou a entrada de 1,8 milhões de declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2024.
A entrega da declaração anual do IRS começou no dia 01 de abril e termina em 30 de junho, sendo este o prazo para todos os contribuintes, independentemente da tipologia de rendimentos auferidos, cumprirem esta obrigação declarativa.
De acordo com a lei, as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.
O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela AT, sendo que o valor em causa pode ser pago em prestações.
LT // MSF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram