EUA divulgam imagens de avião russo a danificar drone sobre o Mar Negro

Os Estados Unidos divulgaram hoje imagens do que diz ser um avião russo a despejar combustível por cima de um drone de vigilância da Força Aérea norte-americana e a danificar a hélice do aparelho que sobrevoava o Mar Negro.

EUA divulgam imagens de avião russo a danificar drone sobre o Mar Negro

O vídeo, de 42 segundos, mostra um avião Su-27 russo a aproximar-se da parte de trás do drone MQ-9 (aparelho aéreo não tripulado) e a libertar combustível à medida que passa, explicou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono). Segundo a mesma fonte, a operação parecia ter como objetivo bloquear os instrumentos óticos do drone e expulsá-lo da área. Numa segunda abordagem, adianta o Pentágono, o mesmo avião ou outro caça russo que acompanhava o MQ-9 atingiu a hélice do ‘drone’, danificando uma das pás. Os militares norte-americanos avançaram ter, então, abandonado o MQ-9 Reaper no mar depois do que descreveram como uma interceção perigosa do caça russo ao aparelho aéreo não tripulado.

Leia depois
Filha secreta de Vladimir Putin desaparecida
Luiza Rozova, influencer de 20 anos que é vista como a filha secreta de Vladimir Putin, está desaparecida (… continue a ler aqui)

O trecho do vídeo divulgado pelo Pentágono não mostra o que aconteceu antes ou depois do alegado confronto e despejo de combustível em cima do drone. A Rússia garantiu que os seus aviões de guerra não atingiram o drone e afirmou que o veículo aéreo não tripulado caiu depois de fazer uma manobra sobre o mar. Questionado sobre se a Rússia iria tentar recuperar os destroços do drone, o porta-voz da Presidência russa (Kremlin), Dmitri Peskov, remeteu a decisão para os militares. “Se considerarem necessário fazê-lo no Mar Negro para benefício dos nossos interesses e da nossa segurança, fá-lo-ão”, afirmou.

Foi a primeira vez, desde a Guerra Fria, que uma aeronave dos Estados Unidos foi derrubada após um encontro com um avião de guerra russo

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, referiu, na quarta-feira, que Moscovo iria tentar recuperar os fragmentos do drone. As autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) afirmaram acreditar de que nada de valor militar esteja nos destroços do drone. A Rússia e os países membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) intercetam regularmente os aviões de guerra um do outro, mas este incidente com o drone ocorrido no espaço aéreo internacional do Mar Negro ganha relevância tendo em conta o atual contexto. Foi a primeira vez, desde a Guerra Fria, que uma aeronave dos Estados Unidos foi derrubada após um encontro com um avião de guerra russo, situação que realçou o risco de confronto entre a Rússia e o Ocidente no contexto da guerra em curso na Ucrânia. A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Impala Instagram


RELACIONADOS