Cabo Verde já conta 23 mil novos eleitores para autárquicas de dezembro
Cabo Verde deverá contar com pelo menos 23 mil novos eleitores nas próximas autárquicas, marcadas para 01 de dezembro, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições, a cerca de uma semana da suspensão do recenseamento.
“Temos um total de 250 mil eleitores para as próximas eleições, dados preliminares”, referiu Salif Silva, diretor-geral de Apoio ao Processo Eleitoral, um número que inclui 23 mil novos votantes, recenseados desde as últimas eleições, as Presidenciais de 2021.
Destes, 14 mil novos eleitores inscreveram-se no último ciclo de recenseamento, desde junho de 2023.
Os dados são preliminares porque o recenseamento continua a decorrer, até dia 26 de setembro, inclusive, sendo depois suspenso até 01 de dezembro, de acordo com o calendário hoje divulgado.
As candidaturas deverão ser apresentadas nos tribunais de comarca entre 12 e 22 de outubro e presidentes de câmara que voltem a concorrer ao cargo devem suspender as respetivas funções “logo que apresentem as candidaturas nos tribunais”, referiu Maria do Rosário Pereira, presidente da CNE.
O órgão prevê capacitar 7.000 intervenientes no processo eleitoral em todo o arquipélago, com formadores nacionais e alguns oriundos de Portugal.
O calendário é detalhado: por exemplo, entre outros prazos, as inaugurações e cerimónias de lançamento de primeiras pedras de empreendimentos estão interditas a partir de 02 de outubro, recordou a presidente da CNE, ao abrigo do princípio de “neutralidade e imparcialidade das entidades públicas”.
A campanha eleitoral vai decorrer de 14 de novembro até à meia-noite da sexta-feira que antecede a votação, marcada para domingo, 01 de dezembro, com urnas abertas das 08:00 às 18:00 (09:00 às 19:00 em Lisboa) em todo o arquipélago.
As oitavas e últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.
O Movimento para a Democracia (MpD, no poder) ganhou 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (oposição) conquistou oito.
LFO // ANP
Lusa/Fim
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram