Benfica leva hoje a referendo estacionamento pago na freguesia lisboeta

A freguesia de Benfica terá que responder com “sim” ou “não” à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada naquela freguesia lisboeta. EMEL escusa-se a revelar se respeitará o resultado do referendo.

Benfica leva hoje a referendo estacionamento pago na freguesia lisboeta

A questão que será colocada é: “Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada de Benfica?”. Os eleitores recenseados na freguesia de Benfica terão que responder com “sim” ou “não”.

Leia depois
Seis motivos para optar por um veículo elétrico
Os veículos elétricos apresentam várias vantagens na sua aquisição. Para quem vai comprar carro, optar pela mobilidade elétrica é uma opção viável (… continue a ler aqui)

Na quinta-feira, o presidente da Junta de Benfica disse à Lusa que se comprometia a respeitar a decisão que saísse do referendo de hoje sobre o alargamento do estacionamento pago na freguesia, naquele que será o primeiro referendo na cidade de Lisboa.

Apesar de o resultado do referendo “não ser vinculativo”, Ricardo Marques lembrou que seria “muito fácil” para si tomar “uma decisão ‘ad-hoc’ sobre um determinado local na freguesia, uma rua, uma praceta, um quarteirão”, mas isso iria “empurrar o problema para a zona contígua seguinte”, explicou.

O autarca acrescentou ter atualmente duas petições na Assembleia Municipal à espera de um parecer: uma pelo sim, para a entrada da EMEL numa zona limitada, e uma outra que defende a não entrada do estacionamento pago.

“No domingo [hoje], se vencer o sim, [a EMEL] entrará na zona 9F. Se o resultado for o não, (…) o posicionamento da junta é da não entrada de mais zonas em Benfica”, sublinhou.

Ricardo Marques alertou também para o facto de que freguesias que são “dormitórios residenciais” como Benfica, “a sexta zona do país com a maior densidade populacional” que carece de estacionamento, necessitam, neste campo, “de um maior investimento do município”.

“Não podemos continuar reféns da EMEL”

“Não podemos continuar reféns nesta lógica de que a EMEL é que faz estacionamento, porque é uma empresa e assim tem sentido para gerar receita. Tem de haver investimento municipal na criação de estacionamento em profundidade ou em silos como há em ouras zonas da cidade”, frisou.

Na sexta-feira, a EMEL escusou-se a revelar se respeitará o resultado do referendo de hoje, para não “influenciar o debate”.

Numa resposta enviada à Lusa, a empresa explicou estar integrada no setor público empresarial e “especialmente vinculada e comprometida com o dever de isenção imposto pelo regime jurídico do referendo local”.

“Não querendo, podendo e devendo, por qualquer forma, influenciar o debate e a campanha eleitoral”, pode ler-se na resposta, rejeitou pronunciar-se sobre o assunto antes da realização do referendo.

Impala Instagram


RELACIONADOS