Apreendidas 22 mil toneladas de alimentos em operação internacional
Uma operação de fiscalização internacional resultou na apreensão de cerca de 22 mil toneladas de alimentos e de 850 mil litros de bebidas, tendo ainda sido desmanteladas 11 redes criminosas, informou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Estas apreensões verificaram-se no âmbito da operação deste ano da “OPSON”,que vai já na 13.ª edição e que decorreu em quase três dezenas de países europeus.
Segundo a mesma informação, as mercadorias retiradas no mercado estão avaliadas em mais de 91 milhões de euros, tendo sido detetadas na sequência de 5.821 controlos e inspeções.
O Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF), direções gerais da Comissão Europeia, 28 países de toda a Europa, bem como produtores de alimentos e bebidas do setor privado, associaram-se à edição de 2024 da “OPSON”.
A nível nacional, a AT (que integrou a “OPSON XIII”) apreendeu cerca de sete toneladas de produtos alimentares durante os cerca de 200 controlos efetuados. Em causa, refere a informação publicada hoje o Portal das Finanças, estão produtos alimentares contendo ingredientes proibidos e rotulagem enganosa, com falsos valores dos ingredientes presentes.
“A fraude alimentar, a contrafação de alimentos e bebidas e a utilização abusiva de indicações geográficas constituem uma área de criminalidade significativa e grave que tem de ser combatida a nível internacional”, refere a AT, lembrando que o objetivo da “OPSON” é proteger a saúde e segurança públicas.
LT // JNM
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram