Pentágono analisa uso da aplicação Signal pelo secretário de Defesa Pete Hegseth

O inspetor-geral interino do Pentágono anunciou quinta-feira que vai analisar a utilização da aplicação de mensagens Signal pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, para transmitir planos para um ataque militar contra militantes Huthis no Iémen.

Pentágono analisa uso da aplicação Signal pelo secretário de Defesa Pete Hegseth

A análise irá averiguar também a utilização da aplicação comercial de mensagens encriptadas por parte outros oficiais de defesa.

A app Signal não é aprovada para trocar material classificado e não faz parte da rede de comunicações seguras do Departamento de Defesa.

A utilização da aplicação por Hegseth veio a público quando um jornalista, Jeffrey Goldberg, da revista The Atlantic, foi adicionado a uma cadeia de texto da Signal pelo conselheiro de segurança nacional Mike Waltz.

A cadeia incluía Hegseth, o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o diretor da Inteligência Nacional Tulsi Gabbard, entre outros, e servia para discutir operações militares contra os Huthis apoiados pelo Irão.

“O objetivo desta análise é determinar até que ponto o secretário da Defesa e outro pessoal do Departamento de Defesa cumpriram as políticas e procedimentos do departamento para a utilização de uma aplicação comercial de mensagens para assuntos oficiais. Além disso, analisaremos a conformidade com os requisitos de classificação e retenção de registos”, disse o inspetor-geral em exercício, Steven Stebbins, numa carta de notificação enviada a Hegseth.

 

SYL // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS